Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Ressaca em Santos: por que acontece esse fenômeno natural?

A imagem já é clássica: as ondas invadindo as muretas da Ponta da Praia e a maré subindo tanto que deixa a faixa de areia, antes tão longa, bem curtinha. Dias de ressaca em Santos sempre causam aquele misto de preocupação com curiosidade e admiração. Mas como elas surgem? Fomos atrás dessa resposta pra explicar aqui.

www.juicysantos.com.br - nível do mar subindo em santos

Primeiramente, o que é ressaca do mar?

A ressaca é um fenômeno natural que acontece quando há um aumento anormal do nível do mar, ondas acima da média e inundação costeira. Ela é causada pela passagem de uma frente fria ou de ciclones que se deslocam ou se formam sobre o mar.

As fortes ressacas são comuns no litoral do Brasil no outono e inverno. E Santos não foge muito à regra. Especialmente, surge nas épocas mais frias do ano, entre junho e setembro. Quando isso acontece, a Defesa Civil de Santos costuma avisar em boletins no seu canal de Whatsapp e também nos meios de comunicação.

Sugestões para você

O mar agitado pode colocar em risco não só os tripulantes de embarcações, banhistas e as pessoas que vivem na costa, mas também provocar inundações e erosões no terreno litorâneo, causando muitos estragos.

E, em Santos, a ressaca “aparece” até nos canais. Costumamos ver aquela “espuma” aparentemente suja, de tonalidade amarela ou marrom, após a ressaca, que não é nociva. Ela vem da gordura natural de animais e vegetais que se destaca da água por conta da grande agitação do mar. Além disso, depois da ressaca, ficam os bancos de areia, aqueles em que as crianças adoram brincar.

www.juicysantos.com.br - ressaca em santos por que acontece?Foto: Carlos Nogueira/PMS

E as ressacas marinhas tendem a piorar com a crise climática, tá?

Segundo artigo do Oceano para Leigos, grande parte desses fatores favoráveis para grandes ressacas deve aumentar nos próximos anos. Com a subida do nível médio do mar, mesmo que em pequena escala, aumenta o alcance das ondas, especialmente durante as ressacas. Portanto, elas se tornam mais violentas e destrutivas.

Aqui em Santos, já refletimos sobre a possibilidade de a água invadir a cidade algumas vezes. E mais: foi preciso uma força-tarefa entre poder público, universidade e poder privado para mitigar esse processo de invasão do mar na Ponta da Praia.

O que fazer em caso de ressaca em Santos?

Se estiver na praia, se liga nessas dicas de segurança.

  • Evite o banho de mar e esportes na praia
  • Não fique em locais próximos ao mar
  • Evite trafegar de bicicleta na ciclovia e na orla, caso as ondas estejam atingindo as calçadas
  • Não entre no mar para resgatar vítimas de acidentes. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Os contatos da Defesa Civil de Santos são 199, (13) 3213-7349, 3221-2212, 3208-1000 e [email protected].

Avatar
Texto por