Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Novo shopping de Santos terá parque verde e telhado ecológico

O novo shopping de Santos promete unir inovação e sustentabilidade com um projeto que inclui um parque verde de 5 mil metros e uma série de diferenciais que ultrapassam a arquitetura. O Litoral Plaza Santos teve seu projeto aprovado em agosto de 2024. De acordo com informações que o Juicy Santos apurou, a construção deve começar no primeiro semestre de 2025.

O plano vai além da criação de um novo centro comercial. O complexo inclui torres comerciais e residenciais, todas com foco na sustentabilidade. No espaço, estão previstos captação de energia solar, telhado verde e um jardim suspenso, que vão contribuir para a redução do impacto ambiental.

Veja como será o novo shopping de Santos

www.juicysantos.com.br - Novo shopping de Santos, Litoral Plaza Santos terá parque verde e telhado ecológico

O empreendimento vai transformar a paisagem urbana da zona intermediária de Santos. Com projeto urbanístico e arquitetônico já validados, o coração do Litoral Plaza Santos será um parque verde de 5 mil metros quadrados, que se tornará um ponto de encontro e lazer para a comunidade local.

Sugestões para você

Aberto ao público, o espaço não só oferece um ambiente arborizado. Mas também fortalece a ideia de integração urbana e social, com a adoção de uma “fachada ativa”.

“Nós estamos assumindo este compromisso de um empreendimento sustentável com captação de energia solar, telhado verde, jardim suspenso e um grande parque verde que será aberto para as pessoas. Esse local reforça o pacto do grupo empreendedor com o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade”, afirma Martinho Polillo, superintendente do Litoral Plaza.

O Grupo Peralta, responsável pela obra, fez vários estudos para assegurar que o projeto harmonize com o entorno e cause impactos mínimos na região durante a construção e futura operação.

www.juicysantos.com.br - Novo shopping de Santos, Litoral Plaza Santos terá parque verde e telhado ecológico

O novo shopping será construído utilizando técnicas de pré-moldados, minimizando os efeitos adversos na vizinhança durante a obra.

Outro ponto relevante está na preocupação com a circulação de ar e o aquecimento local. As cinco torres previstas respeitarão distâncias de até 150 metros entre si. Portanto, isso garante uma ventilação adequada e evita a formação de sombras indesejadas sobre os imóveis próximos.

Contrapartidas

A chegada do novo shopping a Santos prevê diversas contrapartidas para a cidade. Entre as ações, haverá a reforma na radioterapia da Santa Casa (que fica ao lado), na Delegacia de Polícia e no Batalhão 3ª Cia BAEP da Polícia Militar. E as sedes sociais dos clubes Portuguesa Santista e Portuários ganharão instalações novas.

A infraestrutura ao redor do complexo também passa por modernização, com a criação de novos acessos e ruas para melhorar o fluxo de veículos. E mais: está prevista a instalação de um ponto do Bike Santos.

Segundo informações do grupo Peralta, as mudanças incluem, ainda, a impermeabilização responsável do terreno, com caixas de reuso e retenção de água pluvial e o plantio de 150 novas árvores ao redor. Isso para complementar as mais de 1 mil árvores plantadas em outras áreas da cidade como compensação ambiental.

www.juicysantos.com.br - Novo shopping de Santos, Litoral Plaza Santos terá parque verde e telhado ecológico

Empregos em Santos: em breve oportunidades vão surgir

A previsão é de que o Litoral Plaza Santos crie mais de 2.500 empregos diretos na primeira fase de construção. E o número pode ultrapassar 4 mil postos de trabalho na terceira fase da obra.

Polillo destaca que essa nova fase representará um vetor de desenvolvimento para uma área de Santos que tem muito a crescer, tanto para moradia quanto para negócios.

“É um impacto bastante positivo na economia, sem contar a valorização imobiliária de todo o entorno. Estamos levando um empreendimento de grande porte para uma área com pouca oferta de serviços e lazer que vai garantir ainda uma melhor distribuição do fluxo de veículos e pessoas. Temos um exemplo do que foi feito em Praia Grande com o Litoral Plaza e como a região prosperou a partir do local”, reforça Martinho.

Complexo multiuso

Como já noticiamos aqui, Litoral Plaza Santos será um complexo multiuso, com foco inicial em um centro de compras. Em seguida, vêm as fases comerciais e residenciais. O estacionamento contará com 4.600 vagas, atendendo não apenas os visitantes do shopping, mas também a alta demanda em dias de jogos nos estádios próximos, como a Vila Belmiro/Vila Viva Sorte e o Ulrico Mursa, do Santos Futebol Clube e da Portuguesa Santista, respectivamente.

Localizado estrategicamente em uma área de mais de 90 mil metros quadrados, ocupará um espaço equivalente a mais de dez campos de futebol, tornando-se um ponto focal de interesse em Santos.

Avatar
Texto por