Croissant na Caixa é uma caixinha de boas surpresas no Boqueirão
Repare bem na pequena porta da Rua Oswaldo Cruz, 458, no Boqueirão. Ali, fica a Croissant na Caixa, padaria artesanal em Santos que traduz toda a delicadeza das viennoiseries clássicas para a lingua dos caiçaras.
O casal de confeiteiros Thais Maralucci e Ícaro Peixoto combina exatamente como a manteiga e a farinha, ingredientes fundamentais do seu carro-chefe, a massa folhada. Ela, de Santos. Ele, de Recife. O destino fez os dois se encontrarem nas cozinhas paulistanas. Agora, além de parceiros de vida, também são sócios.
A história começou em São Paulo, onde o casal manteve um café chamado Petit Brulée entre 2017 e 2022. Com formação em gastronomia e experiência na renomada Pâtisserie Douce France, eles decidiram voltar para Santos, cidade natal de Thais, trazendo na bagagem o dom de transformar basicamente farinha e manteiga em delícias únicas.
O que começou como uma produção caseira para amigos rapidamente virou um fenômeno.
“Nos primeiros meses, nem dormíamos direito. Tudo que fazíamos esgotava nas primeiras horas”, conta Thais.
A demanda era tanta que, mesmo mantendo o processo artesanal como marca registrada, precisaram investir em alguns equipamentos para dar conta dos pedidos.
Mas não se engane: cada croissant continua sendo feito à mão, num processo que os confeiteiros descrevem como “alquimia”. A escolha dos ingredientes é criteriosa, o que garante aquela textura irresistível.
Casa nova para Croissant na Caixa
Em junho de 2024, realizaram o sonho do ponto físico – um espaço pequeno e aconchegante que já virou point no Boqueirão.
A loja da Croissant na Caixa é daqueles lugares que você precisa conhecer – isso se conseguir encontrar os produtos antes que eles sumam da estufa. Enquanto estivemos lá, numa manhã de quinta-feira, os clientes não paravam de chegar. Além dos delicados croissants, o mil folhas se tornou um queridinho do público.
A vitrine rotativa exibe criações que mudam conforme a sazonalidade dos ingredientes.
No Natal de 2024, criaram o “croatone”, uma fusão de croissant com panetone que fez sucesso nas festas.
Para Thais e Ícaro, o sucesso reflete uma mudança no paladar santista.
“As pessoas estão entendendo cada vez mais a diferença entre valor e preço, valorizando o produto artesanal”, observam.
E quem experimenta o Croissant na Caixa, entende perfeitamente o motivo.
A Croissant na Caixa fica na Rua Oswaldo Cruz, 458, Boqueirão. Funciona de quarta-feira a sábado, das 10h30 às 17h30.