03/08/2017 Por Flávia Saad Economia criativa, Para comprar

3 anos do pioneiro Bazar Cafofo e os bazares em Santos

Há 3 anos atrás, o produtor cultural Luiz Fernando Almeida pegou seus contatos e sua experiência de trabalhar no Mercado Mundo Mix nos anos 2000 para começar um projeto novo aqui na cidade: um bazar que reunisse arte, moda, design e outros setores e valorizasse o empreendedorismo local e o consumo de quem cria e faz.

Assim nasceu o Bazar Cafofo, que, a partir de um brechó online de seu criador, cresceu, foi para outras cidades, gerou novas ações e, neste mês de agosto, comemora 3 anos de existência.

www.juicysantos.com.br - bazar cafofo em santos sp

Ele foi o pioneiro da onda de bazares em Santos nos últimos tempos. Hoje, mais de 20 eventos como esse acontecem por aqui – e quem ganha é o consumidor, que tem acesso a marcas incríveis, com ótimos preços e que fazem a roda da nossa economia girar.

“(Quando começamos), a região achava que bazar era somente o beneficente, da igreja do bairro. Santos não valorizava o pequeno empreendedor e o púbico não tinha acesso a muitos produtos que consome hoje em dia. Foi um trabalho de formiguinha, de contribuir na difusão e fomento do consumo consciente e divulgar um pouco mais os trabalhos do segmento da economia criativa. Hoje, a população já entende e compra o trabalho do pequeno empreendedor criativo”, afirma Almeida.

Muitos microempreendedores da Baixada Santista começaram ou evoluíram sua marca junto com o Cafofo, um espaço democrático que já esteve em eventos como Santos Jazz Festival e Sansex, além de ter expandido para São Vicente e São Paulo.

cafofo-divulgacao-3

Quase 6 mil expositores já passaram pelos estandes do Cafofo em 37 edições!

Também fazem parte do projeto outras ações, como Cafofinho, Cafofo Novos Talentos, CafofoMob, Cafofo MicroClub, Cine Cafofo e a marca própria de produtos personalizados Cafofo Pop Up Store.

www.juicysantos.com.br - produtos cafofo

Bazar Cafofo em agosto

O Bazar Cafofo viu a necessidade de se reinventar e proporcionar novas experiências ao público – ainda mais em tempos de crise. Uma das estratégias é ir até os bairros e descentralizar as edições.

Para comemorar os 3 anos de existência, vão rolar edições todos os fins de semana do mês de agosto, no bar Conversa Fiada.

Estão confirmadas para os fins de semana de agosto as marcas Club Filhas da Maria, Giselle Pietrocolla Acessórios, Los Super Elegantes, Alitheia Esotéricos, Maria Flor Acessórios Divos, Kerley Biamchi, Matriz, Lolla Rodriguez, Malu Acessórios, Incantare Paisagens, Giri Shirt, Laço de Fita, Patrícia Castilho, Porque Crochê e Art em Ordem, entre outras.

Haverá rotatividade de expositores, então cada edição será diferente da anterior.

A partir de sábado (5 de agosto), vai ter Bazar Cafofo todas as sextas-feiras (a partir de 11 de agosto), das 9 às 16 horas) e aos sábados, das 10 às 17 horas.

Em todas as datas, haverá testagem de HIV promovida pelo Gapa/BS com resultado entregue na hora.

A organização pede a doação de 1 kg de alimento não perecível, a ser doado para ABASE.

Anote: dias 5, 12, 19 e 26 de agosto (sábados), das 10 às 17 horas e 11, 18 e 25 de agosto (sextas-feiras), das 9 às 16 horas.

O Conversa Fiada fica na Rua Ceará, 68, Pompeia.