Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos
TAGs

Mês da Consciência Negra no Museu do Café

A cidade de Santos é considerada por muitos o berço da liberdade. O título diz respeito à importância do Quilombo do Jabaquara no processo que resultou no fim da escravidão, em 1888.

Para lembrar essa importância e homenagear Zumbi dos Palmares, o Museu do Café preparou uma programação especial para novembro: mês da consciência negra no Museu do Café.

Como forma de fomentar essa discussão, tão necessária nos dias de hoje, a instituição recebe oficinas, debates, apresentação musical e lançamento de livro. Todos os eventos, que tem início nesse domingo, são gratuitos!

consciencia-negraImagem: Maria Preta

Abrindo a programação, no domingo tem oficina de adornos e beleza feminina negra. Yasmin Nunes dá dicas de maquiagem e ensina confecção de brincos. Terça-feira é dia de discutir o mercado editorial da literatura negra.

Uma mesa de introdução à história da África e cultura afro-brasileira, com a Mestre Adriana Negreiros e a Professora Doutora Aldenir Dias, é a atividade programada para quinta-feira.

O calendário ainda tem: oficina de máscaras com pintura e contextualização sobre a origem, simbolismo e importância desse objeto para as sociedades africanas;  apresentação do grupo Quizumba Latina; lançamento do livro Raiz de um Negro Brasileiro” e roda de conversa com o poeta Oswaldo de Camargo e a Coordenadora do Núcleo Educativo do Museu Afro Brasil, Neide Almeida.

Para finalizar as atividades do mês da Consciência Negra, uma oficina de stencil com grafismos afro-brasileiros e a produção de um painel utilizando a técnica artística.

Ficou interessado em alguma atividade? Então já faz a sua inscrição pelo e-mail [email protected].

Confira a programação completa

Oficina de adornos e beleza feminina negra
Quando: Domingo, 6 de novembro, às 15 horas

Painel: Mercado Editorial da Literatura Negra
Quando: Terça-feira, 8 de novembro, às 15 horas

Mesa de introdução à história da África e cultura afro-brasileira
Quando: Quinta-feira, 10 de novembro, às 15 horas

Oficina de máscaras com pintura e contextualização sobre a sua origem, simbolismo e importância para as sociedades africanas
Quando: Domingo, 13 de novembro, às 15 horas

Apresentação do grupo Quizumba Latina com repertório baseado no afro-jazz instrumental
Quando: Domingo, 20 de novembro, às 15 horas

Lançamento do Livro Raiz de um Negro Brasileiro e roda de conversa com o poeta Oswaldo de Camargo e a Coordenadora do Núcleo Educativo do Museu Afro Brasil, Neide Almeida
Quando: Sexta-feira, 25 de novembro, às 15 horas

Oficina de stencil com grafismo afro-brasileiros
Quando: Domingo, 27 de novembro, às 15 horas

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico de Santos.