15/11/2017 Por Victória Silva Agenda de Santos e região, Para visitar

Inventos de Bartholomeu de Gusmão em exposição no Museu Pelé

Bartholomeu de Gusmão é um nome popular em Santos e região.

Ele está em avenidas, escolas e outros equipamentos. Mas você sabe quem foi o dono desse nome e o motivo de receber tantas homenagens?

Estamos falando de um sacerdote e inventor que nasceu aqui em Santos. O padre passava as horas vagas inventando coisas, como, por exemplo, o primeiro balão do mundo e a passarola.

A lista é grande e você vai poder conhecê-la em detalhes em uma exposição sobre Bartolomeu de Gusmão no Museu Pelé.

RAIMUNDO ROSA_9733

Até o mês de dezembro, quem passar pelo equipamento pode conferir uma exposição dedicada aos inventos de Bartholomeu de Gusmão.

No total, 13 maquetes – todas de autoria de João Inácio da Silva Filho – integram a mostra histórica. Para ficar ainda mais interessante, a visitação é gratuita.

Entre os destaques dessa exibição, está um forno solar, construído com lentes e capaz de assar carnes há mais de 300 anos. Dá para imaginar algo desse tipo? Difícil, nós sabemos, e também estamos curiosos para conferir de perto.

Para completar o acervo, está exposto documento da Biblioteca Pública Municipal da Cidade do Porto (Portugal), que comprova ter sido o padre santista o primeiro cientista a acreditar na possibilidade de o homem voar, utilizando um balão de ar quente!

Santos, pioneira em tudo * risos *

Bartholomeu de Gusmão

Primeiro cientista das Américas e mais conhecido como padre voador, por ter inventado o aeróstato (o balão de ar quente), Bartholomeu de Gusmão também criou o sistema de automação para drenar água dos porões, utilizado até hoje pelos navios, e o carneiro hidráulico, que bombeia água utilizando sua própria força.

Considerado o “avô da aviação”, foi também responsável pela criação de códigos criptografados e de adaptações para melhorar a eficiência dos moinhos de vento, entre muitos outros inventos.

RAIMUNDO ROSA_9760

Vai lá

Ficou curioso? Então passe pelo Museu Pelé e confira a exposição, em cartaz até dezembro. A visitação acontece de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas e a entrada é gratuita. Aproveite a ida ao Centro Histórico para fazer esses outros passeios 😉

O Museu Pelé fica no Largo Marquês de Monte Alegre, s/n – Valongo,