28/08/2017 Por Victória Silva Agenda de Santos e região, Para visitar

Exposição sobre a Via Férrea entre a Serra e o Mar

Muita gente passa pelo cruzamento das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério e não sabe que, atrás de um dos pontos de ônibus mais movimentados da região, muitas histórias aconteceram.

Atualmente conhecida como Estação da Cidadania, por muitos anos a construção de cor amarela deu vida à Estação Ferroviária Sorocabana. Essa história será resgatada em uma exposição que já está disponível para visitação desde sexta-feira (25 de agosto).

Ramal Caiçara: de Santos à Juquiá – nos trilhos da integração do Litoral Sul ao Vale do Ribeira

Esse é o nome da mostra que nos convida a viajar através dos trilhos que ligam a serra ao mar e está no próprio local que serviu de inspiração, o Fórum da Cidadania (Av. Ana Costa, 340, Gonzaga).

área de acesso plataformas anos 90

A mostra

A exibição é resultado de uma das vertentes do projeto Ramal Caiçara, idealizado pela Concidadania – Consciência pela Cidadania e o Sesc Santos.

Durante o projeto, os participantes fizeram um levantamento de experiências relacionadas às culturas caiçara, indígena, quilombola e de colônias de imigrantes. Simultaneamente, tinham o propósito de valorizar a memória ferroviária da região.

Algumas das fotos coletadas no período compõem esta mostra.

Pesquisa

Quem passar pelo local irá encontrar uma mostra com pesquisa relacionada à memória ferroviária que teve como veia condutora o antigo ramal ferroviário da Estrada de Ferro Sorocabana – que conectava a Baixada Santista ao Vale do Ribeira.

A linha primeiro ia de Santos a Juquiá e, depois, ganhou extensão até Cajati, margeando o mar e, em seguida, subindo a serra.

Foi o trem que aproximou as regiões, facilitando a circulação de produtos, pessoas, conhecimento e memórias. Integrou e movimentou a economia, como uma veia a bombear sangue novo, culturas novas, relações novas.

Das antigas estações, algumas ainda estão em pé, com outras funções. A de Santos, inaugurada em 1938 e tombada em 2006, é sede da Concidadania e mantém em caráter permanente o Fórum da Cidadania de Santos.

Vai lá

estação de santos fase sorocabana 1942

Para conhecer essa parte da história da cidade em detalhes, basta passar pela Estação Cidadania.

A visitação à Exposição sobre a Via Férrea entre a Serra e o Mar acontece de segunda a sexta-feira das 14h30 às 20h30, por tempo indeterminado. A Estação fica na Av. Ana Costa, 340, altura da General Francisco Glicério.

* Imagens: Divulgação