11/09/2017 Por Victória Silva Agenda de Santos e região, Para curtir

Expo Gatos Praia 2017

Você ama gatos?

Nós sabemos que sim. É difícil não gostar dos bichanos e, por isso, vai ser ainda mais complicado não se animar com essa novidade: dias 23 e 24 de setembro, das 10 às 18 horas, tem Expo Gatos em Santos.

A 7ª edição do Expo Gatos Praia traz cerca de 200 gatos de raças raras para a Arena Santos.

E, para ficar ainda melhor, a entrada é GRATUITA!

expo gatos 2017Imagem: Reprodução/Fofuxo

Novidades

A Expo Gatos Praia já é tradicional aqui na cidade e os amantes dos felinos sempre esperam pelo evento, organizado pela Associação da Raça Maine Coon no Brasil. Nesta edição, a feira traz novidades como o Cat Wash e o Papo de Gato.

A ideia é mostrar todas as tendências desse universo ao público de Santos e toda Baixada Santista, além de promover um encontro entre os amantes dos felinos e falar sobre o bem-estar dos bichinhos.

“Os gatos são ótimos companheiros e de fácil cuidado, uma vez que só precisam de um pote de água, ração, uma caixa sanitária e, claro, muito amor do dono”, afirma o presidente da entidade, Hugo Cavalheiro.

Segundo Hugo, a verticalização das cidades e as rotinas agitadas ajudam os gatos a serem tão populares, uma vez que fazem companhia e necessitam de menos cuidados.

E os memes, claro, porque a internet é feita de gatos, gente!

Leia também
Os gatos depois do tsunami no Japão
9 dicas para donos de gatos

O que vai rolar

Cat Wash

Essa é a grande novidade dessa edição.

Trata-se de um furgão que funciona como um pet shop móvel, onde acontecem cursos gratuitos de banho em gatos, a cada uma hora, nos dois dias do evento, sempre a partir das 11 e após as 14 horas.

Não é necessária inscrição prévia, mas são 30 vagas por horário – então é aconselhável chegar cedo para garantir o seu lugar. Os participantes recebem certificado emitido pela Amacoon.

Papo de Gato

Estão programadas rodas de conversa com convidados da Amacoon, sobre assuntos variados que envolvem a saúde, o comportamento e a alimentação dos felinos, além de apresentação de raças, demonstrações e novidades. A atração também será de hora em hora (a partir das 11h e após as 14h), sem necessidade de inscrição prévia.

Expositores

Não podem faltar, né? Serão aproximadamente 70 criadores, que trazem seus gatos de diversas partes do Brasil e até da Argentina.

Entre as raças, estão Kurilian Bob Tail, Maine Coon, Sphynx, Bengal, Siberianos, Persa, Oriental de pelo curto, Exótico, British Short Hair, Ragdool, Selkirk Rex, Neva Masquerade e Abissínio, além de gatos domésticos Sem Raça Definida, conhecidos como SRD.

Estandes

É claro que você não vai voltar com as mãos abanando. Vai rolar exposição com rações, brinquedos e artigos para gatos, além de peças artesanais com motivos felinos.

Doação de gatos

Quem quiser adotar um bichinho deve passar pelo evento no sábado (23 de setembro). Nessa data. a Prefeitura de Santos exibe os gatos que abriga. Os bichinhos poderão ser adotados – para isso, basta apresentar os originais do CPF, RG e comprovante de residência e levar uma caixa para o transporte do novo companheiro.

Campeonato Brasileiro de Gatos de Raça

Ocorrerão as 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Gatos de Raça. A competição terá cinco categorias, em seis classes: filhotes de 4 a 7 meses; de 7 a 10; fêmeas adultas; machos adultos; neutros (machos castrados e fêmeas castradas); e adultos domésticos.

Vai lá

Se você é apaixonado por gatos, quer ter noção dos cuidados ou adotar um companheiro, essa é a sua oportunidade. Não esquece: a Expo Gatos em Santos acontece nos dias 23 e 24 de setembro, das 10 às 18 horas, na Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias).

A entrada é gratuita. Mas os organizadores pedem a doação de um sachê ou lata de ração para gatos cuidados pela Codevida.

Para as mamães e papais, o Expo Gatos Praia 2017 tem espaço kids e pintura no rosto.