07/02/2018 Por Victória Silva Agenda de Santos e região

Carnaval latino-americano em Santos

Serpentina, confetes e muito brilho.

Com esses três itens, uma música chiclete e a galera reunida nós temos a receita do sucesso do Carnaval brasileiro. Mas, você sabe como essa festa é comemorada em outros países da América Latina?

Muita gente tende a pensar que só o território +55 tem Carnaval. Mas uma programação bem legal do Sesc Santos vai mostrar que não é bem assim. Entre os dias 11 e 12 de fevereiro, o público está convidado a conhecer o carnaval latino-americano sem sair da Baixada Santista.

Nessa data, o Sesc recebe duas vivências vindas diretamente dos carnavais do Uruguai e da Bolívia. O melhor de tudo é que ambas as folias são gratuitas. Dá uma olhada e cola lá 😉

Show Cayó la Cabra (Uruguai)

11.CAYO LA CABRA 1Imagem: Divulgação

Cayó la Cabra é uma murga cooperativa nascida na Murga Jovem de Montevidéu (Uruguai) que obteve o prêmio como Melhor Espetáculo durante 3 anos consecutivos e, desde 2012, participa do Carnaval montevideano.

Murga é um ritmo musical e uma manifestação cultural popular presente em diversos países de colonização espanhola, como Argentina e Uruguai. As vestimentas têm influências do Carnaval de Veneza e da Comedia dell’Arte, da qual manteve figuras como o Momo, o Pierrot e a Colombina.

Quando: Domingo, 11 de fevereiro, às 17h30

Tinku Jairas (Bolivia)

12.Tinkus 3Imagem: Divulgação

Com o crescente número de bolivianos vindo para São Paulo, esses imigrantes trazem seus hábitos e costumes. Um deles é a dança.

El Tinku, na língua quechua, significa encontro. Trata-se de um cerimonial pré-hispânico das comunidades altiplânicas, incluindo os Jukumaris,

Chullpas e Kakachacas da região de Potosí e Oruro, na Bolívia, têm várias interpretações, uma delas é um rito de passagem dos adolescentes à maioridade. Outra é um oferecimento à “Pachamama”, Mãe-Terra, de seu sangue, para obter uma boa colheita. Este encontro se dá na “Marka”, praça principal da comunidade, com regras definidas no mês de maio na “Fiesta del Señor de la Cruz”.

Quando: Segunda-feira, 12 de fevereiro, às 16 horas

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.