07/02/2018 Por Victória Silva Agenda de Santos e região

Carnabonde 2018 é neste sábado (10)

Pode separar a fantasia, confetes, serpentinas e espuma.

Sábado (10 de fevereiro) é dia de Carnabonde 2018. A atração, que é uma das mais tradicionais e esperadas da cidade, acontece a partir das 11 horas e promete arrastar milhares de foliões pelo Centro Histórico de Santos.

A festa tem 4 horas de duração e neste ano homenageia o Bairro Chinês.

Assim como nas edições anteriores, os foliões saem da Praça Mauá atrás do bonde aberto. A única diferença dos últimos anos é quem em 2018 não haverá venda de camisetas, por isso a galera é convidada a colocar a criatividade em jogo e formar ainda mais grupos fantasiados do que é costume.

Carnabonde

Um grupo garantido é o de 35 voluntárias do Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSSS), que estarão fantasiadas de espanholas.

Homenagem

Neste ano, o Carnabone faz uma homenagem ao Bairro Chinês.

Uma lembrança mais que justa, uma vez que o carnaval santista nasceu no bairro Chinês (situado na atual área do Valongo), com dois grandes blocos: o Baby dos Jardins da Infância e o Turistas do Bairro Chinês. Ambos promoviam brincadeiras e batalhas de confete nas ruas do Centro e, à noite, seguiam com a festa em outros pontos da cidade, até chegar à praia.

Decoração

O responsável pela decoração do bonde para a festa é o artista plástico André Leahun.

A ideia do cara é levar itens característicos das comemorações do ano novo chinês para o elétrico. Então, pode esperar muitas figuras de dragões, cestos de ouro, orquídeas gigantes e outras surpresas.

Alterações no trânsito

Para que a folia seja feita em segurança, o trânsito na área central da cidade sofrerá alterações no sábado. Se você trabalha nessa região, fique atento: bloqueios devem acontecer, a partir das 9 horas, em trechos de várias vias da região, que serão encerrados em horários diferentes:

Das 9 às 16 horas:

Rua Dom Pedro II (entre Rua João Pessoa e Rua XV de Novembro)
Rua General Câmara (entre Rua Itororó e Rua Frei Gaspar)
Rua Augusto Severo (entre Rua XV Novembro e Rua General Câmara)
Rua Cidade de Toledo (entre Rua Frei Gaspar e Rua Augusto Severo)

Das 9 às 13h30:

Praça Barão do Rio Branco (entre Rua Tuiuti e Rua XV de Novembro)

Também por conta do Carnabonde, a Linha Turística do Bonde não circulará no sábado.

Das 13h30 às 15 horas, haverá também  interdições momentâneas nas vias do percurso: Praça Barão do Rio Branco, Rua Augusto Severo, Rua Cidade de Toledo (no contra fluxo), Praça Mauá (no contra fluxo), Rua General Câmara, Praça Rui Barbosa, Rua do Comércio, Rua São Bento, Largo Marquês de Monte Alegre, Rui Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco, Rui Augusto Severo e Praça Mauá.

Agentes da CET-Santos estarão posicionados em pontos estratégicos para orientar os motoristas e indicar rotas alternativas. As linhas de ônibus que circularam pela região também terão o percurso alterado.

Share Button