29/11/2018 Por Victória Silva Agenda de Santos e região, Para curtir

Bacia do Mercado de Santos será tomada por arte

Primeiramente, vamos te fazer uma pergunta: você sabe o que é e onde fica a Bacia do Mercado de Santos? Se a sua resposta for negativa, nós temos uma ótima oportunidade para mudar isso e ainda consumir muita arte. Pois entre os dias 1º e 10 de dezembro, a Bacia do Mercado de Santos será tomada por arte!

Praças, ruas, calçadas e até os muros da região (Paquetá, Vila Nova e Vila Matias) receberão espetáculos de dança e circo, sessões de cinema, batalhas de poesia, grafite, bailes de roda e música. Tudo graças ao COMUM – Encontro de Culturas e Comunidades.

Ficou interessado? Então já coloca a data na sua agenda e avisa a galera que vocês vão fazer um dos rolês mais diferentes do ano!

Bacia do Mercado de Santos será tomada por arte

juicysantos.com.br - Bacia do Mercado de Santos será tomada por arteImagem: Reprodução/Carlos Ghirelli

Em resumo, o evento é um festival colaborativo entre Sesc Santos, Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e o Instituto Procomum. A ideia é criar um diálogo sobre temas como, por exemplo:

  • Direito à moradia e ao território
  • Históricos de ocupação e uso do solo
  • Histórias e memórias da região
  • Práticas e políticas comunitárias
  • Negritude e ancestralidade

Tudo com base em arte, cultura e nas ações em espaços públicos como vetores de mobilização e celebração coletiva.

A programação é extensa e você pode conferir detalhadamente no site, mas vamos dar uma pincelada só para exemplificar o que te espera. O evento começa com a inauguração da Radiola Silva – rádio comunitária ambulante inspirada nas bicicletas-de-som, que vai percorrer as ruas da região com repertório musical especial, anúncios da programação e histórias do bairro.

Ao longo da semana, ocorrem também as ações de encerramento do ano de 2018 do projeto A Colaboradora. E as atividades se intensificam no final de semana de 8 e 9 de dezembro, quando acontecem o café da manhã com histórias do bairro, a roda de choro, o circuito Circo di Quebrada eoutras várias atividades.

Vai lá

Esse é um evento bem legal e também uma ótima oportunidade para conhecer melhor essa parte da cidade. Por isso, vale a pena colocar na sua agenda e convidar a galera. A programação completa está disponível no site 🙂

Share Button