Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
37 anos - Santos
TAGs

Smørrebrød, o típico sanduíche da Dinamarca feito em Santos

A ideia é de Bruno Reis, turismólogo e experimentador gastronômico. Depois de um intercâmbio pela Europa, o Bruno que é vegetariano teve a ideia de trazer para Santos o típico sanduíche aberto dinamarquês Smørrebrød. O quitute nórdico, em três versões – todas veganas – foi apresentado no Encontro de Criadores, onde tive a felicidade de experimentá-lo. Sério, o Smørrebrød é espetacular e extremamente saudável.

Tomatinhos sweet-grape confitados, cogumelo e pesto de manjericão são os principais ingredientes das três receitas oferecidas, todas veganas. Os sanduíches são perfeitos para pessoas intolerantes a leite e seus derivados e, finalmente, a todos aqueles que desejam ampliar seu cardápio e estão abertos a novas experiências gastronômicas.

O Smørrebrød, popular entre os países da Escandinávia – Dinamarca, Suécia e Noruega, é consumido desde a época dos vikings, preparado como refeição prática e nutritiva e, tradicionalmente, era feito com manteiga (smør) sobre o típico pão de centeio e grãos, coberto com carnes de caça ou peixe e legumes.

Sanduíche aberto da dinamarca

Todos os sanduíches podem ser preparados com o legítimo pão dinamarquês de farinha de centeio, cerveja, melaço e muitos grãos (rugbrød) ou, então, com a mais conhecida ciabatta, leve e sovada com azeite grego. Todos os especiais pães são de fermentação natural, produzidos a partir de ingredientes selecionados.

Além de comer o Smørrebrød eu trouxe para casa a versão original do pão dinamarquês, que é uma delícia.

Cada sanduíche custa R$ 15 e o pão dinamarquês de meio quilo custa R$ 30.

Os sabores disponíveis

TOMATE-DOCE-TOMATE
tomatinhos sweet-grape confitados no azeite, alho, endro e sal; cobertos por salsa crespa fresca e pedaços de castanha do Pará e pimenta colorida moída na hora.

COGUMELO DO BOSQUE
folhas de rúcula temperadas com cebola roxa em conserva de vinagre e açúcar mascavo; cogumelo shitake banhado com molho de soja e canela; cobertos por broto de alfafa e pedaços de castanha do Pará, pimenta colorida moída na hora e azeite.

PESTO DE MANJERICÃO
generosa porção de pesto de manjericão (receita alemã); coberta com tomatinhos sweet-grape frescos e pimenta colorida moída na hora.

Bruno no Encontro de CriadoresChá e frutas frescas

Além do Smørrebrød, Bruno oferta em seu stand chás quentes em sabores diversos, podendo ser incrementados com generosas rodelas de limão, pedaços de gengibre e/ou anis estrelado, para acompanhar o sanduíche. Maçãs, peras, bananas e mexericas frescas também ficam à disposição no stand, para incrementar a refeição ou saciar aqueles com pouca fome e em busca de algo saudável.

Empreendendo em Santos

Bruno me contou que atualmente participa de eventos ligados a economia criativa em Santos e também atende a eventos e festas fechadas. Uma opção super descolada e cosmopolita para eventos, dando uma cara nova e diferente de tudo que encontramos na cidade. O stand do Bruno era definitivamente o mais bonito do Encontro de Criadores. Tudo miliméticamente pensadinho, dos ingredientes aos materiais escolhidos. Puro design scandi. <3

Serviço

Smørrebrød – sanduíche dinamarquês em festas e eventos
Contato com Bruno Reis pelo (13) 99776.0293 ou pelo e-mail.