Texto porJuicy Santos
Santos

Starbucks em Santos: entenda o motivo de tanta comoção

Na última quarta-feira (2 de julho), publicamos no Facebook do Juicy Santos que a Starbucks abrirá sua primeira loja em Santos ainda este ano.

A unidade vai ser no térreo do Praiamar Shopping, ao lado da Vivara, e a inauguração está prevista para a segunda quinzena de setembro.

loja da starbucks em santos sp

No Facebook, a maioria dos santistas comemorou a chegada da rede de cafeterias à cidade. Nossos posts sobre o assunto tiveram um número assombroso de compartilhamentos.

Alguns pessimistas dizem que a Starbucks não dura muito por aqui, porque “em Santos nada dá certo”. Será? Tem tantos negócios aí pra provar que isso não é verdade… Outros reclamaram do “provincianismo” em celebrar a abertura de uma Starbucks na cidade. Vamos parar um minutinho com a hipocrisia e lembrar das filas quilométricas na Sephora e na Forever 21 em SP e no Rio? Ou seja, pagar pau pra marcas que vêm de fora não é exclusividade de municípios ~provincianos~.

No geral, é uma ótima notícia pra gente, porque significa que grandes redes – do Brasil e do exterior – estão prestando atenção na Baixada Santista e no potencial de consumo da região.

As opções de cafeterias no Praiamar Shopping são bastante similares e com preços salgados que até equivalem aos cafés bombados da rede americana.

Quem sabe agora, com a Starbucks em Santos, estabelecimentos altamente desejados pelos santistas, como Pizza Hut, Outback, Applebee’s, etc, se animam para dar as caras por essas bandas…

Leia também: Por que não temos Outback em Santos? – um post de 2011 que gerou bastante polêmica

Mas e por que tanta alegria com a vinda da Starbucks?

A primeira Starbucks surgiu em Seattle (EUA) nos anos 1970 e hoje tem mais de 19 mil lojas em mais de 50 países. No Brasil, chegou em dezembro de 2006.

O forte da rede são os cafés, capuccinos, lattes, frapuccinos (frapês à base de café), cafés gelados, chocolates quentes e gelados – é algo bem diferente do nosso cafezinho brasileiro. Entre as comidas, muffins, cookies e sanduíches leves. Aqui no Brasil, houve uma adaptação no cardápio para vender produtos tradicionais, como o pão de queijo.

Faz sucesso também o fato de ter wi-fi gratuito e ilimitado nas lojas. Por isso, as cafeterias Starbucks acabam virando um local pra trabalhar, fazer reuniões, encontrar os amigos, etc. Trata-se de um lanche especial e não daquele café que a gente toma depois do almoço.

Segundo esta matéria da revista Exame, publicada em fevereiro deste ano, a expansão para fora do eixo Rio-SP já estava nos planos da companhia, que vê no Brasil uma das suas prioridades globais. Isso explicaria a vinda para Santos. Cidades do mesmo porte, como Campinas, Sorocaba e Jundiaí já contam com unidades próprias.

E você, o que acha da chegada da Starbucks a Santos?