Semana da Meca Santista comemora 20 anos do prato oficial de Santos
Sete dias para provar versões diferentes do nosso patrimônio culinário oficial
A meca santista, aquele prato que virou a cara (e o sabor) de Santos, está completando 20 anos. E, para marcar essa data, a Semana da Meca Santista vai reunir 24 restaurantes participantes entre 20 e 26 de outubro (segunda a domingo) – cada um com a sua interpretação dessa delícia caiçara.
Vinte anos da Meca Santista
Enquanto São Paulo tem o virado e Minas tem o pão de queijo, Santos tem a meca santista.
Para quem não conhece a origem, a Meca Santista nasceu em 2005 da parceria entre Prefeitura, Universidade Católica de Santos e o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SINHORES). O chef Rodrigo Anunciato criou a receita com base em uma pesquisa com turistas. Eles apontaram que meca, pupunha e banana eram os três ingredientes que mais lembravam Santos.
A combinação deu tão certo que virou patrimônio gastronômico da cidade. A meca (também conhecida como espadarte) é considerada a “picanha do mar” pela textura macia e sabor marcante. Já a pupunha e a banana são ingredientes tipicamente caiçaras. O risoto é tipicamente italiano, um povo cuja influência também se nota bastante por aqui. Juntos, representam perfeitamente Santos: uma cidade portuária com raízes profundas na cultura litorânea.
24 restaurantes para você escolher
Cada estabelecimento prepara sua versão da Meca Santista, respeitando a receita base mas adicionando o toque especial da casa.
Dessa forma, você pode fazer uma verdadeira maratona gastronômica e provar interpretações diferentes do mesmo prato. Confira onde encontrar:
- Vixe Pompéia
- Centro Espanhol
- Sítio 17
- Augustinho Burger
- Porto das Naus
- Anzol
- Rest São Paulo
- Café Paulistania
- Armazém 29
- Casato
- Dona Angola
- Tasca do Porto
- Restaurante Canal 4
- Salada Paulistana
- Babbo Américo
- Marruá Churrascaria
- Pipa Pizza
- Ibéricos
- J Garcia
- Cola na Base
- Van Gogh
- Mar Del Plata
- Comfort Hotel Santos
- Estiva (Ana Costa)
Meca santista
Vinte anos depois de sua criação, a meca santista continua mais relevante do que nunca. Atualmente, em tempos de valorização da gastronomia regional e do turismo gastronômico, a celebração de 20 anos do prato típico de Santos prova que Santos soube criar sua própria tradição culinária, respeitando ingredientes locais e história.
Então, entre 20 e 26 de outubro, você já sabe: é hora de comer meca.