Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Pizza de champignon da Babbo Americo

Hoje vamos corrigir uma injustiça histórica aqui no Juicy Santos: nunca falamos da pizza mais famosa da cidade aqui no blog.

Como assim, Flávia? Isso é sério?

Sim, amigos, esse blog bate no peito e assume o erro. Até hoje, nunca havíamos feito um post sobre essa verdadeira instituição dos santistas nas noites de sábado (e domingo, e segunda, e terça…).

Então, respira fundo e me conta: quais lembranças essa foto te traz?

pizza-champignon-babbo-americo2

Pra mim, que passei a infância morando ao lado do restaurante, ela representa uma época em que sair para comer no sábado à noite era um evento reservado para aniversários e comemorações.

Essa pizza é, de verdade, a favorita da minha mãe.

Na semana passada, ela voltou de uma longa viagem, depois de ter ficado mais de 1 mês fora. Resolvi surpreendê-la e pedir no delivery para a gente jantar em família.

Acho muito legal que o molho venha separado (em uma porção bastante generosa!) na entrega. Um segredo: já usei uma sobra dele no dia seguinte com macarrão e fica estupendo.

Sou apaixonada por essa massa fininha. E o mais incrível: o sabor do molho de champingnon continua exatamente como eu me lembrava dele nos idos dos anos 90, quando ia à cantina com meus pais. É um gosto adquirido, sim.

Não é pra menos que essa é, simplesmente, a mais pedida do menu de pizzas da casa.

Nesse último pedido, o valor ficou em R$ 76 (*preço de outubro de 2015).

Para experimentar (ou se deliciar novamente com esse clássico da nossa gastronomia), vai lá: Babbo Américo, Av. Ana Costa, 404, Gonzaga. Ou faça como eu e peça em casa: (13) 3284-5999.

pizza-champignon-babbo-americo1

Como surgiu a pizza de champignon?

A história da sua criação traz tanta aura quanto a própria pizza. Sr. Américo, então funcionário e hoje proprietário da cantina, conta que a invenção surgiu em 1967 (!) numa conversa com estudantes de Medicina que queriam experimentar uma pizza diferente de tudo o que o restaurante tivesse no cardápio.

Diz a lenda que Américo resolveu juntar dois ingredientes de dois pratos campeões de pedidos da casa: o estrogonofe e o coquetel de camarão. Então, adicionou o salame e a mussarela, que não podem faltar quando o assunto é pizza…

pizza-champignon-babbo-americo