Pausa para o almoço no Barkanas 53
Na nossa vida corrida, muitas vezes a relação com a comida se transforma em algo automático, sem muita reflexão ou afetividade.
Mas pensa comigo: não seria incrível parar por um momento para curtir um almoço com cheiro e gosto de feito pela mamãe em um lugar que recarrega nossas energias?
Num desses dias de correria, entre uma matéria e uma reunião, fomos conhecer o Barkanas 53.
O restaurante fica na charmosa esquina do Boqueirão, entre as ruas Azevedo Sodré e Firmino Barbosa e serve almoço diariamente, inclusive aos fins de semana.
Amor à mesa
Quem comanda as panelas é Sandra Baccarat, nome conhecido na gastronomia e no empreendedorismo em Santos.
Nos idos dos anos 1990, esteve à frente da Florentino’s, fábrica de chocolates que chegou a ter 3 lojas na cidade, incluindo uma famosa casa de chás). No auge da chocolateria, Sandra contava com 17 funcionários e vendia por mês cerca de 30 mil pães de mel (a especialidade da marca) aqui na região e também na capital.
Mas um problema de saúde na família a tirou da rota.
Só que a cozinha continuou chamando-a. É lá que se sente mais feliz e realizada.
Seu amor e dedicação pela comida se traduzem em todos os aspectos do restaurante: das escolhas de ingredientes ao tempero, da decoração ao atendimento.
“Cozinhar é fazer poesia para ser degustada” (autor desconhecido)
Depois de 6 anos com um bistrô na Shape e um tempo em um local próprio na Rua Alfredo Porchat, em 2012 aproveitou a oportunidade de assumir o Barkanas, que já existia antes na forma de um barzinho.
“Confesso que não gosto e não como em restaurante por quilo. Por isso, quis abrir um com a minha cara, com opções que eu mesma aprovaria. Muita gente achou que não daria certo um estabelecimento como esse aqui na (Rua) Azevedo (Sodré)”, explica Sandra.
As receitas disponíveis no buffet – são 15 tipos de saladas e 13 pratos quentes, todos combinando de forma harmônica – remetem mesmo a uma cozinha carinhosa, que Sandra aprendeu com a mãe e com a sogra.
As influências, obviamente, estão evidentes nas preparações: lá, não entram temperos artificiais, os ingredientes chegam frescos todos os dias e a matéria-prima recebe uma atenção especial.
“Quando casei, tinha 30 anos e não sabia cozinhar. Aprendi observando e, depois, fiz alguns anos de cursos com a Nídia Lafemina e em São Paulo. E muitos amigos me pediam encomendas de pratos e até de eventos completos. Meu lugar é na cozinha, isso me dá prazer”, diz.
Um dos pratos que evocam a memória afetiva da própria Sandra é a carne assada.
“Faço (essa carne) porque me lembra uma tia. E por isso o Barkanas se transformou numa grande família”.
Isso ficou bem claro quando conhecemos a dona Cida, mãe de Sandra, que, aos 80 anos, trabalha com a filha na casa.
Muitos clientes adoram o Barkanas justamente por estimular essas lembranças de comidas feitas pela mãe ou pela avó.
Versáteis, as possibilidades de combinações proporcionam um prato como se fosse à la carte, mas com a praticidade do buffet por quilo.
Alguns deles são fixos no cardápio: às terças-feiras, tem costelinha ao barbecue; às quartas, é dia de feijoada e também do famoso pernil de Sandra. Já na quinta você pode provar a língua e, na sexta-feira, vá de peixe ou bife à parmegiana.
Todos os dias, você pode ver pelas redes sociais do Barkanas quais as opções disponíveis (Facebook e Instagram).
Happy ending
Poucas pessoas conseguem sair do restaurante sem provar uma das incríveis sobremesas elaboradas pela chef.
Com preços que partem de R$ 12,80, o cardápio fixo traz delícias como rabanada de Nutella, verrines (experimente a de frutas vermelhas), chiffon de chocolate, hot apple pie e a nossa favorita, crumble de banana com sorvete.
Barkanas 53
Se você está em busca de um almoço tranquilo, com opções leves e saudáveis, feitas por uma das chefs mais conhecidas da cidade, tem que conhecer o Barkanas 53.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 16 horas e, aos sábados e domingos, do meio-dia às 16h30. No fim de semana, serve pratos especiais no buffet como risotos, costelinha com barbecue, pernil, peixes e massas frescas.
O local fecha à noite, mas funciona fora do horário para festas, jantares, ações, bazares e outros eventos fechados, como o Jantar do Chef, em que Sandra recebe um convidado para, juntos, elaborarem um menu especial. Para saber quando será o próximo, vale a pena seguir o Barkanas no Instagram e no Facebook.