Os 10 anos da Meca Santista
O ano de 2015 marcou o 10º aniversário da criação do prato oficial da cidade de Santos, a Meca Santista.
Mas você conhece a história de como essa combinação surgiu?
Foi em um workshop promovido em outubro de 2005 pela Prefeitura Municipal de Santos, Unisantos e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes).
O chef e professor de Gastronomia Rodrigo Anunciato elaborou a receita a partir de uma pesquisa sobre os elementos que mais representavam Santos na opinião deles. O peixe, claro, não poderia faltar.
A Meca Santista leva:
- filé de meca grelhado
- risoto de pupunha
- farofa de banana
“Recebi uma pesquisa feita com turistas, apontando que a meca, a banana e pupunha eram os três ingredientes que, na opinião deles, mais tinham a ver com Santos. Em dois dias criei o prato e o apresentei durante o evento”, relembra Anunciato.
Homenagem
Segundo o chef, em entrevista ao Diário Oficial na comemoração dos 10 anos do prato, além de representar a tradição da cozinha caiçara, houve também uma preocupação em homenagear colônias estrangeiras que fazem parte da população da cidade.
É o caso do uso dos embutidos da farofa, que homenageiam os portugueses, o arroz arbóreo, que vem da Itália e a meca, que tem relação com o povo japonês.
Nutricionalmente falando, é um prato ótimo: o peixe tem HDL e contribui para o aumento do bom colesterol. Já a banana aparece como fonte de potássio e o palmito pupunha traz alto índice do antioxidante betacaroteno, excelente para prevenir câncer e doenças do coração.
Onde comer Meca Santista?
O prato da foto que ilustra a matéria é do Restaurante São Paulo (Rua Carlos Afonseca, 4, Gonzaga), um dos mais tradicionais de Santos e meu favorito pessoal quando se fala de Meca Santista.
Almeida – Av. Ana Costa, 1, Vila Mathias
Babbo Americo – Av. Ana Costa, 404, Gonzaga
Canal 4 – Av. Siqueira Campos, 612, Embaré
J. Garcia – Av. Saldanha da Gama, 77, Ponta da Praia
Piccolo Giovanni – Rua Azevedo Sodré, 111, Gonzaga
Mar del Plata – Av. Saldanha da Gama, 137/139, Ponta da Praia
Santuário – Rua Oswaldo Cruz, 367, Boqueirão
Maurício – Rua Antônio Guenaga, 48, Ponta da Praia
Paulista Café – Praça Rui Barbosa, 8, Centro
Tasca do Porto – Rua XV de Novembro, 112, Centro