Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

I Festival Internacional de Francesinhas Santos

Sanduíches altos, cobertos por queijo derretido, recheados com linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca (ou lombo de porco assado e fatiado) e banhando com molho picante.

Diga olá à francesinha, sanduíche tipicamente português.

Francesinha-in-Porto-s-DowntownImagem: EV-Essência do Vinho/UNICER

O prato, considerado um dos melhores sandubas do mundo, nasceu na Cidade do Porto. Segundo histórias, é uma adaptação do francês croque monsieur.

A iguaria chega a Santos em janeiro, com o I Festival Internacional de Francesinhas Santos. Restaurantes conceituados como Cufra e a Marisqueira Majára preparam o prato que promete agradar o paladar santista (e vem acompanhado de um welcome drink, fritas, 2 cervejas ou refrigerantes, café expresso ou pastel de Belém!) nos dias 22 e 23 de abril.

O evento acontecerá no Centro Cultural Português (Av. Ana Costa, 290), sempre no horário de almoço e jantar.

Os ingressos estão à venda no site Compre Ingressos por R$ 75, corre lá e garante o seu 😉

O evento foi temporariamente cancelado.

Pra comer já!

Ah, mas se você ficou com uma vontade gigante e não quiser esperar 3 meses até o evento, tem um restaurante em Santos que serve o supersanduba, o Tasca do Porto.

A francesinha do Tasca custa R$ 40 e é feita sob encomenda: o cliente liga com dois dias de antecedência e eles preparam. Essa demora é por causa do molho, que leva um dia para ser apurado.

Nessa versão, o sanduíche leva bife, presunto, salsicha, molho e muito queijo. Como o tradicional, vem acompanhado de batatas fritas.

O Tasca do Porto fica na Rua XV de Novembro, 112, Centro, Santos. Funcionamento: aberto para almoço, diariamente.