Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Onde encontrar pratos da gastronomia portuguesa em Santos

  • 33
    Shares

A culinária de Portugal pode até não ter o mesmo hype que os pratos importados do Japão e os hambúrgueres dos Estados Unidos. Mas a verdade é que o que falta em sucesso instantâneo entre os jovens sobra em sabor. Afinal, estamos falando de receitas super elaboradas e trabalhadas com ingredientes deliciosos como, por exemplo, bacalhau, mariscos e sardinhas. Além disso, batata e azeite também são sempre garantidos. 

Dá água na boca só de imaginar…

Se você também ama os preparos típicos de Portugal, nós temos uma boa notícia: é possível encontras as delícias da gastronomia portuguesa em Santos! Isso porque a cidade tem alguns restaurantes especializados e também casas consideradas donas das melhores receitas de Santos.

Quer saber onde ir? É só continuar a leitura e ter um bom almoço/jantar!

Onde encontrar pratos da gastronomia portuguesa em Santos

1. O Lagar

www.juicysantos.com.br - gastronomia portuguesa em Santos

Novidade na cidade, O Lagar fica no térreo do Sheraton Santos Hotel.

O cardápio do chef Erick Domenico tem releituras de clássicos portugueses, todos feitos com produtos de produtores e pescadores da região. De acordo com o profissional, a inspiração para a criação dos pratos nasceu nas longas ceias familiares do país. Entre os destaques estão, por exemplo, as sardinhas (na entrada). E as opções de prato principal têm o bacalhau como estrela, em diversos formatos. Mas também  é possível se deliciar com coração de pupunha assado, arroz de mariscada (foto), barriga de porco, polvo grelhado e muitos outros pratos.

Em dias de frio, uma ótima opção é o caldo verde tipicamente português.

Para completar a refeição, os doces vão desde o papo de anjo, pastel de nata e até siricaia (feito com gemas de  ovos e canela).

Onde: Rua Guaiaó, 70, Aparecida

2. Tasca do Porto

www.juicysantos.com.br - gastronomia portuguesa em Santos

Em resumo, a Tasca do Porto é um tradicional restaurante português em Santos. Localizado no Centro Histórico de Santos, se propõe a manter a tradição das tascas portuguesas, ou seja, os botequins de Portugal. No cardápio, é possível encontrar desde as francesinhas (que, por sinal, são incríveis) até outros pratos e também vinhos da terrinha para harmonizar.

Uma das sugestões da casa é o Filé à Daniel, filé ao molho de vinho com alho, acompanha arroz branco e batata palha cortadas a mão. Também adoramos o prato da foto, que é o Bacalhau à Casa (lombo de bacalhau levemente empanado e frito, acompanhado de batata à portuguesa).

Onde: Rua XV de Novembro, 112, Centro

3 chefs indicam seus restaurantes favoritos de Santos

3. Salada Paulistana

Nem só de sanduíche de mortadela se faz o Salada Paulistana. Quem já passou pelo restaurante sabe do que nós estamos falando. Mas se ainda não foi se deliciar por lá, chegou o momento de descobrir: o cardápio é imenso e mega saboroso. Aliás, existem vários pratos com influência portuguesa sendo preparados na cozinha da casa.

Além do bolinho de bacalhau (foto), também são ótimas pedidas o pastel de bacalhau. Especialmente, não deixe de provar os doces portugueses. Sim, por lá é possível encontrar desde o pastel de nata até quindim e pastel de Santa Clara por exemplo. Tudo super fresquinho e com o sabor de Portugal.

Onde: Shopping Parque Balneário, Av. Ana Costa, 549, Gonzaga

4. Último Gole

O Último Gole existe desde 1981 e, por isso, é a casa mais antiga da lista. A casa, inclusive, teve um bloco que desfilava junto com o Banho da Dona Dorotéia. Atualmente, além dos pratos portugueses, os frequentadores também podem se refrescar com chopps incríveis. Nossa indicação é a linguiça portuguesa, mas os clientes também amam os preparos que levam bacalhau e os bolinhos do cardápio.

Onde: Rua Carlos Afonseca, 214, Gonzaga

Bolinho de bacalhau em Santos

Além destes 5 lugares, Santos também tem vários lugares que garantem ter o melhor bolinho de bacalhau da cidade. Então, se acaso a sua vontade for de algo mais rápido, para petiscar enquanto bebe uma cerveja e conversa com os amigos, vale a pena dar uma passar nos seguintes endereços:

  • Bar do Toninho
  • Bar Goiás
  • Esquina do Bacalhau

E não deixe de nos contar: para você, qual é o melhor bolinho de bacalhau de Santos?