Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Como comprar vinhos online sem errar na escolha

  • 4
    Shares

Há pouco mais de dois meses, Juliana di Paula descobriu que gosta de tomar vinho.

Sempre considerou a bebida muito refinada e, por isso, nunca tinha tentado. O mais próximo que havia chegado até então era o vinho quente das festas juninas. Em 2020, a quermesse da família foi online e ela ganhou um kit para fazer o bendito vinho quente. Em resumo:

  • Um vinho;
  • Canela em pau;
  • Frutas;
  • Uma canela gigantesca;
  • Nenhuma instrução sobre o preparo.

Poderia pesquisar a receita na internet? Claro!

juicysantos.com.br - comprar vinhos onlineImagem: Reprodução

Mas ia acabar com um pilha de louça para lavar e a preguiça falou mais alto. Tomou o vinho puro e se apaixonou.

“Descobri que é uma delícia e aí tomava uma taça toda noite no jantar. Até pesquisei receitas que combinavam mais, sabe? Mas, é óbvio, a garrafa acabou”.

A última dose não foi consumida na mesa de jantar, e sim em frente ao computador. Enquanto ela pesquisava onde comprar vinhos online e garantia três garrafas logo de uma vez.

Acontece que comprar vinhos online não é tão simples

De acordo com Paula Daidone, sommelier aqui de Santos e responsável pelo Reserva85, o número de lojas de vinhos online disparou desde que a quarentena começou. Por isso, antes de mais nada, você deve ter certeza que o site onde você pretende comprar é confiável. Algo que a Juliana não fez.

Assim como em qualquer outro e-commerce, vale pesquisar informações legais e sondar os comentários nas redes sociais. Se seus amigos forem consumidores de vinho, também pode ajudar conversar com eles e questionar se tiveram problemas com a empresa em questão.

Tudo certo? Então o próximo passo é decidir o tipo de vinho que você gosta:

“Com isso definido, ler a descrição do produto é essencial”, explica Paula.

Na descrição, busque informações como o país de origem e o tipo de uvas. Neste sentido, é melhor evitar descrições muito genéricas como, por exemplo, vinho da União Europeia. Pois isso revela que o vinho não tem procedência garantida.

juicysantos.com.br - comprar vinhos onlineImagem: Reprodução

Também desconfie de promoções agressivas e de vinhos descritos como exclusivos.

“Às vezes, as super promoções são de vinhos que sofreram algum problema no armazenamento ou são rótulos muito velhos, por exemplo”, explica. “Já os vinhos exclusivos podem ser garrafas que nenhum outro lugar no mundo tem e aí cabe confirmar a procedência com ainda mais cuidado”.

Quando Juliana acessou o site para comprar os vinhos, não seguiu nenhuma dessas orientações. Além disso, tinha em mente que, para ser bom, o vinho precisava ser importado.

Dê uma chance aos vinhos brasileiros

Acontece que as vinícolas brasileiras são igualmente deliciosas. E, inclusive, entraram no ambiente virtual quando a quarentena começou.

Em outras palavras: estão rolando promoções para atrair clientes e estimular o consumo.

Acesse os sites das vinícolas e busque opções de vinhos brasileiros em e-commerces que têm mais opções. Aqui, o processo deve ser o mesmo: ter em mente o que você quer e ler a descrição com atenção.

Diferenças entre os tipos de vinho

Você não sabe o seu tipo de vinho preferido? Então confira as principais características de cada um deles e escolha qual mais vai agradar o seu paladar:

  • Vinho branco: tem baixo teor alcoólico, mas costuma ser mais ácidos e com aroma de frutas cítricas.
  • Vinho tinto: tem acidez pronunciada e aroma fruta evidente, além do carvalho também presente.
  • Vinho rose: são refrescantes, porém mais secos e sem açúcar residual evidente.

Confira em detalhes as diferenças entre cada um dos vinhos

Por fim, vale ressaltar que alguns sites têm descontos para quem compra a caixa fechada – com seis ou 12 rótulos. Então, crie um grupo no WhatsApp com amigos que também gostam de vinho e façam a compra juntos. Deste modo, vocês economizam no valor da garrafa e também do frete.