Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

10 picos sem raio gourmetizador em Santos

Há cerca de 5 anos, o raio gourmetizador atingiu comidas, bares e restaurantes em todo o Brasil.

Primeiramente, a galera amou ver tapiocas de todos os sabores possíveis e imagináveis. Além disso, o sabor de infância do leite Ninho e a cremosidade da Nutella ganharam espaço em mil receitas e a decoração de todos os lugares ficou meio parecida – com, por exemplo, paredes pretas, ar meio industrial e também uma pegada desconstruída.

E isso é só para exemplificar o efeito do raio gourmetizador em Santos…

Mas vamos combinar: no fim do mês, o orçamento fica pequeno e a gente precisa mesmo é de um rolê raiz. Em outras palavras, tudo o que a galera precisa é de litrão gelado e barato e uma cadeira de plástico. Se você acha que é impossível fazer esse rolê em Santos, nós vamos provar o contrário com essa lista.

10 picos sem raio gourmetizador em Santos

1. Bar do Toninho

Sobre: desde que abriu, em 1987, o Toninho reúne a galera que gosta de uma cerveja gelada sem frescura. Também desde a mesma época, o bar vende porções enormes e recebe os clientes de maneira simples e aconchegante. Então, sente-se na cadeira de madeira com a marca da breja estampada e chame o garçom de patrão sem medo de ser feliz.
Onde: Av. Epitácio Pessoa, 241, Embaré e Av. Senador Feijó, 664, Vila Mathias

2. Bar e Lanches Halley

Sobre: outra opção tradicional, o Halley se mantém com a simplicidade que faz você se sentir em casa. Além disso, os petiscos são maravilhosos e caem bem em qualquer dia e horário. Só para exemplificar o quão anti gourmet o bar é: eles não têm nem página no Facebook.
Onde: Rua Oswaldo Cochrane, 126, Embaré

Bolinho de bacalhau do ToninhoImagem: Bolinho de bacalhau do Toninho

3. Bar Presidente

Sobre: ao ar livre, o Presidente não se diz petfriendly, mas os bichinhos são definitivamente bem-vindos na calçada. Muita gente sai da faculdade e vai pra lá ou escolhe o Presidente no pós-praia. Aos sábados, a feijoada é de comer rezando e a caipirinha da casa, simplesmente maravilhosa. Se você perguntar pro seu pai, ele com certeza já parou pra tomar uma no Presida.
Onde: Av. Conselheiro Nébias, 843, Boqueirão

4. Café Carioca

Sobre: desde que fritou o primeiro pastel, em 1939, o Carioca não decepciona ninguém. Afinal, a casa oferece um dos melhores pastéis da cidade. E a história se repete com o pudim e o que mais você pedir, como o maravilhoso sanduba de pernil. Nós amamos e fazemos do Carioca parada obrigatória em todas as nossas visitas ao Centro. Até levamos gringo lá!
Onde: Praça Visconde de Mauá, 1, Centro

Pastel do Café CariocaImagem: Pastel do Carioca

5. Cinearte Posto 4

Sobre: também tem opção cultural sem gourmetização. Neste caso, o Cinearte Posto 4 segue com a programação cheia de clássicos em frente à praia, mas sem muitas frescuras e novidades. Ninguém aqui está reclamando, é ótimo assim! A galera curte por causa dos filmes cult (sim, eles levam um tempo um pouco maior pra chegar às telas do postinho do que no cinema do shopping) e o preço amigo do ingresso (R$ 3 – inteira e R$ 1,50 – meia).
Onde: Av. Vicente de Carvalho, sem número, Gonzaga

www.juicysantos.com.br - Picos sem raio gourmetizador em SantosImagem: Reprodução

6. Edson Lanches

Sobre: o x-tudo do Edson diz tudo sobre a casa. Muuuuuuuuuuuito recheio e nada de fit. Em outras palavras: bem calórico, nada gourmet e delicioso. E esse é só um exemplo, já que o cardápio inteiro representa o exagero de delícia que nós amamos.
Onde: Av. Bartolomeu de Gusmão, 5, Boqueirão

7. Embaré Cervejaria

Sobre: essa é a opção mais próxima de algo gourmet dessa lista, mas nem se compara ao que as cervejarias num geral são atualmente. Afinal, é cadeira de madeira e porções caprichadas. Sem logo com homem barbado e sem menu rotativo.
Onde: Rua Ministro João Mendes, 197, Aparecida

8. Empório Beirute

Sobre: já falamos sobre a casa, pois é lá que você encontra o melhor beirute de Santos. Mas sem muitas frescuras: você bate o rango sentado em cadeiras de plástico, olhando para a avenida Conselheiro Nébias ou no interior da loja com o frescor de um ventilador de teto.
Onde: Av. Conselheiro Nébias, 855, Boqueirão

Imagem: Beirute do Empório Beirute

9. Restaurante Almeida

Sobre: o Almeida praticamente dispensa apresentações, já que é uma das casas mais antigas da cidade. E o cardápio segue com o mesmo tempero de sempre, assim como a decoração e a fachada da casa. Clássicão.
Onde: Av. Ana Costa, 1, Vila Mathias

10. Sorveteria Itanhaém

Sobre: há mais de 40 anos, a Itanhaém serve sorvetes de massa para gerações de santistas e turistas. Sem pedra, sem sabores exóticos e sem ar condicionado. É uma sorveteria raiz e também uma das melhores da cidade.
Onde: Praça da Independência, 14A, Gonzaga

Gostou desses picos sem raio gourmetizador em Santos? Então pode começar o tour e conhecer todos eles. E, se acaso nós esquecemos de algum lugar, não deixe de nos contar quais são!