50 anos de Ao Chopp do Gonzaga
O Ao Chopp do Gonzaga está entre minhas lembranças mais antigas de infância. Muitos almoços de domingo da minha família aconteceram naquele balcão cromado da Avenida Ana Costa.
Um dos mais longevos restaurantes de Santos completa hoje 50 anos.
Referência na gastronomia do litoral paulista, a casa foi inaugurada em 1962 pelos amigos Venerando Rodrigues Quinhones e Belmiro Martins dos Santos, que na época decidiram investir e apostar em um bairro ainda pouco conhecido de Santos, o Gonzaga.
Em 1983, Venerando comprou a parte do sócio no restaurante e continuou o negócio com o seu filho, José Rodrigues Neto. Hoje, com 96 anos, Quinhones faz questão de participar e acompanhar o funcionamento do restaurante, que agora conta com a ajuda também da nora Tânia Rodrigues e da terceira geração da família: os netos Thiago e os gêmeos Thaiza e Vinicius.
Poucas coisas em Santos são tão gostosas quanto o molho de cebola que acompanha o churrasco do Ao Chopp.
Por mais de quarenta anos, o Ao Chopp do Gonzaga serviu o variado cardápio de churrascos em seu balcão com 17 lugares, num espaço de 73 metros quadrados. Em 2005, a família sentiu a necessidade de ampliar a casa e oferecer para o cliente um novo ambiente, incluindo mesas e cadeiras. Após anos de negociações, em novembro de 2009, conseguiram alugar o imóvel ao lado. A casa, inclusive, fica ao lado de outro bastião da gastronomia santista, a doceria Viena.
Após a reforma, em janeiro de 2010, o restaurante voltou a funcionar com novo espaço para mais 50 lugares e novas opções de pratos. Mas é sempre bom chegar cedo, porque o lugar é disputado. Enquanto você espera, dá pra ir tomando um chopp.
Há umas duas semanas, fui almoçar lá e os garçons- os mesmos de 20 anos atrás – lembravam de nós. Essa sensação de “ser de casa” é a parte mais gostosa do Ao Chopp do Gonzaga. Só não é melhor, é claro, do que o molho de cebola…
Serviço:
Ao Chopp do Gonzaga
Av. Ana Costa, 510/512, Gonzaga, Santos
Funciona das 12h às 23h30, de segunda a quinta, e das 12h à meia noite e meia, aos finais de semana
Mais informações pelos telefones (13) 3284-8940 e (13) 3284-0173