Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

A Kokimbos faz parte da história e paladar de Santos há 30 anos

De acordo com a história, as primeiras massas de pizza teriam sido feitas por egípcios ou hebreus. Apesar disso, a fama é de uma receita italiana e a tradição pode ser encontradas entre os 7 canais de Santos.

Afinal, há 30 anos, a Kokimbos conquistou o paladar dos santistas. Desde então, se tornou o destino de quem busca por uma boa pizza, em um ambiente familiar e atendimento de primeira.

O trabalho em família é o segredo da Kokimbos

A história e o sabor da Kokimbos começaram na Ponta da Praia, em 1998.

Aliás, a trajetória se inicia dois anos antes quando Paulo Jorge Cidral foi desligado de seu trabalho na Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) e decidiu se aventurar no comércio. Inicialmente, o negócio escolhido foi um açougue. Em seguida, um bar e, então, surge o ponto na Av. dos Bancários, 64, na Ponta da Praia. O local, também um bar, foi transformado em uma pizzaria. Nascia a Kokimbos.

“O primeiro pizzaiolo ficou exatamente um mês. O movimento era bem fraco, ele recebeu o salário e sumiu. Acabamos indo para o forno meu pai, eu e o meu irmão (17 e 15 anos)”, explica Frederico Cidral, um dos atuais sócios da casa.

juicysantos.com.br - kokimbos

O fato de ter a família envolvida no trabalho chamou a atenção dos frequentadores e o movimento cresceu a partir deste momento. Em 1994, a fama da Kokimbos já estava na boca da galera. Mas Paulo e sua esposa, Rosa Maria, decidiram que estava na hora de curtir a vida e anunciaram aos filhos que colocariam o negócio à venda. Frederico e Felipe, filhos e ajudantes, compram o negócio.

Desde então, a Kokimbos só cresceu ainda mais. Primeiramente, contrataram e treinaram um novo pizzaiolo (que aprendeu a profissão na cozinha da Kokimbos). Depois, vieram as máquinas de cartão de crédito/débito e o delivery. Em 2002, a Kokimbos ganhou um novo endereço no Boqueirão e um terceiro sócio, o primo Rogério Lupião Lopes.

Sabor inconfundível

Com massa fininha e recheio farto, as pizzas são o carro-chefe em ambas as casas. Mas, além dos 30 sabores disponíveis no cardápio (em alusão aos 30 anos), também é possível encontrar saladas e picanhas. Para completar, também é possível encontrar opções de entradas e sobremesas (inclusive pizzas doces).

E, se você gosta de cerveja, pode ir sem medo, pois há variedade de rótulos e outras bebidas.

juicysantos.com.br - kokimbos

Durante a nossa visita ao local, provamos a pizza Iarinha, ganhadora da última edição do concurso Meu nome virou pizza e a Marguerita. Ambas são vegetarianas e deliciosas. E também entram no nosso top cinco a Nuremberg (tomate picado, muçarela, catupiry, gorgonzola, tiras de lombo canadense e lascas de damasco) e a Romana (muçarela, tomate, aliche importado, parmesão e azeitona).

Atualmente, às terças-feiras, o cardápio é pode ser curtido em dobro. Isso porque está rolando promoção (tempo limitado) e toda terça-feira você compra uma pizza e ganha um voucher para curtir outra na sua próxima visita (!) Além disso, é importante dizer que a Kokimbos tem estrutura para atender festas. Então dá para ter pizza na confraternização da empresa, aniversário, casamento…

Confira mais detalhes sobre o buffet de pizzas da Kokimbos

Temporada de feijoada

Além disso, a partir de 18 de maio, o sábado será dia de feijoada no Boqueirão. A temporada de feijoada vai até setembro e maiores informações serão divulgadas em breve no Facebook da Kokimbos. Vale a pena ficar de olho e não perder os detalhes.

Paulo Jorge, que começou a tradição da Kokimbos, está com 72 anos e apesar de ter se cansado da vida de comerciante, é um cliente frequente. Ele e Rosa Maria estão na unidade da Ponta da Praia semanalmente e, certamente, estão ansiosos para comer a feijuca da casa.

Nós também estamos. E você, vai de pizza, picanha ou feijoada?

A Kokimbos fica na Av. dos Bancários, 64, Ponta da Praia e também Rua da Paz, 61, Boqueirão