3 pratos no Babbo Américo para quem ama peixes e frutos do mar
Aqui a cozinha italiana encontra o gosto de quem cresceu olhando para o mar
Em Santos, existe um pequeno problema para os fãs incondicionais de frutos do mar. A cidade oferece opções demais e quando chega a hora de escolher, fica até difícil em um mar de opções.
Se tu pensar no almoço de domingo, uma saída depois da praia ou naquele jantar em que alguém solta a clássica pergunta: “onde vamos comer hoje?”. Sempre aparece camarão. Bacalhau. Peixe. Lula. E, claro, aquela vontade de pedir alguma coisa diferente pra variar.

Gnocchi de Mandioquinha com Camarão e Abobrinha/foto: divulgação
Só que nem sempre o endereço escolhido precisa ser um restaurante especializado em frutos do mar.
Afinal, em um lugar onde tudo é meio junto e misturado, uma cantina italiana também sabe conversar muito bem com quem gosta de cozinha feita com aquilo que o oceano dá.
É o caso da Cantina Babbo Américo, no Gonzaga.
A casa ocupa o mesmo endereço desde 1967 e faz parte da memória gastronômica de Santos. Ao longo das décadas, o cardápio ganhou clássicos que atravessaram gerações e algumas receitas que saem um pouco do caminho mais tradicional da cozinha italiana.
E, para quem chega ao salão pensando em peixe e frutos do mar, o Juicy Santos selecionou 3 pratos imperdíveis no menu do Babbo pra você provar (ou repetir!) hoje.
Leveza à mesa
Pra começar, uma sugestão ótima para o dia a dia: o filé de pescada a Fiorentina.
Este hit do menu do Babbo traz peixe preparado à dorê (empanado levemente com farinha e ovo) com creme de espinafre, purê cremoso e aquele arroz soltinho no acompanhamento.
Sua majestade, o camarão
Mas, se a ideia é escolher uma massa, o Sorrentino à San Remo deixa o camarão brilhar no recheio e no molho, juntando referências italianas com um ingrediente que tem tudo a ver com a relação de Santos com o mar.
O prato já chama atenção pelo formato. A massa recheada ganha aqui um recheio de camarão rosa médio e Catupiry. Para completar, creme de camarão antes de ir ao forno para gratinar.
O resultado é uma massa cremosa, com sabor de frutos do mar bem presente e aquela camada gratinada gostosinha quando chega na mesa.
Para quem gosta de comer bem em Santos, essa escolha foge um pouco do pedido automático e vai te surpreender.
Camarão com nhoque? Sim!
O Gnocchi de Mandioquinha com Camarão e Abobrinha surgiu na cantina como um prato de edição limitada para o verão há alguns anos atrás. E a clientela gostou tanto que ele acabou ficando para sempre.
A mandioquinha já traz uma textura mais delicada para a massa, tradicionalmente feita com batata. Depois, entram camarão e abobrinha para completar a combinação.
A receita pode ser servida com molho ao sugo, uma vibe mais familiar, ou na manteiga, em uma proposta mais delicada em que os ingredientes aparecem com mais destaque.
É também uma opção interessante para quem gosta de variar o tradicional nhoque com molho vermelho.
E, para quem acompanha a história gastronômica do Babbo, o sugo da casa tem seus próprios fãs. A receita leva tomate italiano, salsão, cenoura, cebola, manjericão, sal, açúcar e manteiga, com preparo que leva horas de cozimento.
Que tal apostar nele no próximo dia 29?
Serviço
Cantina Babbo Américo
Onde: Avenida Ana Costa, 404, Gonzaga, Santos
Consulte horários, informações e reservas pelo Instagram da @cantinababboamerico.
A Cantina Babbo Américo está no mesmo endereço desde 1967 e passou a adotar o nome atual em 2014, em homenagem a Américo Carreira Vieira, fundador da casa.