Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

4 mitos sobre implantes dentários

Você pode ter perdido um dente, vários ou todos.

A causa pode ter sido um acidente de trânsito, um trauma específico (ter batido com uma garrafa, por exemplo) ou até cáries.

O resultado?

Baixa auto-estima, timidez e problemas pessoais e profissionais.

Por isso, não precisa ter medo do implante dentário.

www.juicysantos.com.br - dentes perfeitos

A substituição de um dente por sua versão artificial é feita com a retirada da raiz original, em um ou mais dentes.

Conversamos com um dos maiores especialistas de Santos pra saber quais são as principais dúvidas dos pacientes sobre esse assunto.

Junto com o Dr. Dante Matuchita Filho, do Instituto Santos, o Juicy Santos preparou uma lista com os 4 maiores mitos sobre implantes dentários fixos:

1. Vai doer

Esse talvez seja o maior receio das pessoas. Na verdade, muitos pacientes acabam relatando que a cirurgia é mais fácil do que imaginavam.

Feito com anestesia local, o procedimento traz baixíssimo risco de contaminação, além de atualmente ser muito rápido e pouco invasivo.

2. O implante pode ser rejeitado

Existe um minimo perigo de rejeição dos implante atuais. A osseointegração (união do osso com o implante) completa pode levar de 4 a 6 meses – o tempo vária conforme a região implantada.

O bom é que você vai ter seu sorriso e sua função oral de volta de maneira definitiva e perfeita em pouco tempo.

3. É caro

Cada caso precisa ser orçado conforme suas características e necessidades. Mas, de forma geral, vale a pena mencionar que os custos diminuíram bastante em relação ao passado. Hoje, segundo o Dr. Matuchita, a cirurgia está mais acessível e democratizada.

Não dá pra garantir que os implantes fixos vão durar para a vida toda, mas uma coisa é certa: essa opção certamente tem um custo-benefício melhor do que outros tratamentos de reabilitação.

4. Meu dente não parece de verdade

Nos últimos 10 anos, houve uma enorme evolução nessa área, com a adoção de novos materiais e tecnologias, além de um aperfeiçoamento na técnica cirúrgica.

Hoje, usa-se a reabilitação sem metal – o titânio de antes ainda está no mercado, mas agora dá lugar à zircônia, que tem um resultado estético bem natural por ser branca.

Consulte um dentista especializado

Se perder um dente, procure ajuda o mais rápido possível.

Com a primeira avaliação, o profissional já elabora o planejamento, a consulta pré-operatória e a medicação e, em seguida, a cirurgia.

No Instituto Santos, os implantes dentários ficam a cargo do especialista em Implantodontia Dr. Dante Matuchita Filho, pós-graduado em Periodontia e Implantodontia pela Universidade de Illinois (EUA), pós-graduado em Materiais Dentários pelo Centro Higashyiama (Japão) e professor convidado do NAC Ademia (Itália).

O endereço é Rua Alexandre Herculano, 197, conjunto 2002, Gonzaga. Tel: (13) 3216-2300.

*este conteúdo é um publieditorial