Texto porLudmilla Rossi
Santos

Prêmio nacional da economia criativa destaca projetos da Baixada Santista

Com o objetivo de revelar os principais projetos que incentivam o empreendedorismo por meio da criatividade em escala nacional, o Prêmio Brasil Criativo reúne categorias que usam a criatividade como solução para o desenvolvimento da economia criativa no Brasil. Educação, moda, gastronomia, games, música, teatro, dança, circo, design, arquitetura, patrimônio, arquivos, museus, artesanato, e muitas outras atividades fazem parte dos temas principais que estão na disputa.

premio-brasil-criativo

Entre os selecionados está o TIP – Treinamento, Inovação e Pesquisa, iniciativa de Santos que concorre na categoria Patrimônio Imaterial. Hub de geração de conhecimento com foco no incentivo ao estudo e à economia criativa, o TIP é um espaço de troca de experiências e conhecimento, através de palestras, cursos e workshops: desde 2001 já foram realizadas mais de 90 atividades, reunindo mais de 2 mil participantes e mais de 500 horas de conteúdo compartilhado presencialmente. A ideia é trazer para Santos temas que são abordados apenas em capitais. Esse raciocínio, além de gerar acesso ao conhecimento, leva a cidade para o radar de profissionais que naturalmente não teriam contato com a cidade.

Além disso, as iniciativas do TIP têm também um fundo social: parte da renda das inscrições e as doações de alimentos obtidas são revertidas para instituições como Casa da Vó Benedita, Instituto ALGUÉM, Educandário Anália Franco, Projeto Menina Mãe, APPC e Instituto Querô. Nos seus três anos de atuação, já são mais de R$ 30 mil, além de centenas de quilos de alimentos doados.

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NO TIP
(é direto pelo Facebook).

Os selecionados disputam a semifinal do prêmio. Os vencedores desta etapa serão então avaliados pelo corpo de jurados. O Prêmio Brasil Criativo é apresentado pelo Ministério da Cultura e 3M e conta com o apoio do Catraca Livre, do Brasil Post, da youPIX, da Superinteressante e do Itaú Cultural.

Saiba mais sobre a premiação

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=4yMK9h9CJ5M”]

Em Cubatão

Concorrendo na categoria Publicações e Mídias Impressas está outro representante da Região Metropolitana da Baixada Santista: o programa Vara para Pescar traz formação de competências criativas criado pela escritora e produtora cultural Viviane Veiga Távora e aplicado pela Associação Arco-íris de Misericórdia de Cubatão, com patrocínio da Petrobras.

O projeto é aplicado dentro do município de Cubatão em parceria com a Prefeitura Municipal, que cedeu os locais para a associação. É possível votar no Vara para Pescar na página do Prêmio Brasil Criativo no Facebook (categoria Publicações e Mídias Impressas).

Confira todos os finalistas e os curadores.

Que orgulho da nossa região!