Texto porLudmilla Rossi
Santos

Memória afetiva: a fauna santista

Qual o bicho que mais te lembra Santos? Os peixe da entrada da cidade? O polvo das torres? A cabeça de cavalo da ilha? Reunimos nesse post os animais que fazem parte da memória afetiva da cidade. Afinal todo bom santista tem uma foto ao lado (ou em cima) do leão da praia…

O Cavalo

Toda vez que preciso localizar algo na cidade eu não consigo pensar em outra coisa que não seja um cavalinho. A imagem abaixo não sai da minha cabeça, hehe.

Santos Cavalo

 

O Leão

O leão da praia é um ícone da cidade que já foi apelidado de “cafona” por quem guarda as fotos antigas ao seu lado. Além da fama de cafona o leão da praia carrega a lenda de que está lá para “afugentar os cachorros”, que vieram caçar os gatos, que vieram caçar os ratos…

O leão definitivamente é um ícone dos verões de Santos. E na ilustração abaixo, feita exclusivamente para as comemorações de 10 anos do Curta Santos em 2012, ele aparece como um leão de cinema.

Leão da Praia

O Polvo

O polvo (amado por nós e odiado por muitos) já foi tema de post aqui do Juicy Santos, quando ele voltou para o mar em 1º de abril de 2011. Tudo brincadeira, claro. Você ainda não conhece o polvo? Então dá uma olhada no post feito pelo pessoal do Melhor de Santos sobre ele – Tudo que você gostaria de saber sobre o polvo.

O Peixe

O peixe é o símbolo que para o santista representa “luta” ou “alívio”. Pode ter passado somente um dia fora de casa, ver o peixe novamente no caminho para casa representa o silencioso recado de “calma, tá chegando!”. Além disso, “peixe” é o apelido carinhoso do Santos Futebol Clube. Motivos pra se referir ao “peixe” como ícone santista não falta!

Confira a entrevista que fizemos com o criador da escultura “O Peixe” que fica na entrada de Santos.

O Peixe da Entrada de Santos

Urubu…queçaba

Os urubus que batizam a ilha que fica em frente à praia do José Menino, que por sua vez é uma ilha particular, pertencente a um empresário da cidade.

Os ícones da fauna santista vivem na nossa memória afetiva. E na sua?