Texto porLudmilla Rossi
Santos

Os canais de Saturnino

Descobri esse trailer e vou procurar saber mais sobre esse documentário, que conta a história dos canais de Saturnino de Brito, e a “salvação” de Santos dos problemas de saneamento e epidemias.

Fico contente em ver um filme educativo sobre nossa cidade sair do papel. Aposto que muita gente não conhece a história dos canais, e vamos pensar: se estívéssemos na condição de turista, iríamos super estudar essas informações. Através desse doc curta-metragem dá para aprender, resgatar imagens super antigas de Santos e imergir na história da cidade.

[knQOPlrehcc]
Trailer do filme Os canais de Saturnino

Com roteiro e montagem que alternam imagens dos projetos, fotografias da construção e da inauguração dos canais, depoimentos de pessoas que moram perto deles e até um ator representando Saturnino de Brito, mais o esmero na pesquisa, a narração em off competente e a direção precisa de Carlos Oliveira, o trabalho jamais soa cansativo. É material exemplar que precisa ser utilizado nas escolas de Santos e serve de pesquisa também a engenheiros e historiadores.
Blog do Curta Santos, em post sobre o doc Os Canais de Saturnino.

Informações sobre o filme
OS CANAIS DE SATURNINO
(Idem, Brasil, 2010).
Direção: Carlos Oliveira.
Roteiro: Carlos Oliveira e Madeleine Alves.
Produção: Carlos Oliveira e Tatiana Santi.
Pesquisa: Carlos Oliveira, Madeleine Alves e Tatiana Santi.
Elenco: Alex Cruz, Ricardo Prado (narração).
Documentário / Curta-metragem / História.

– – –

Outro conteúdo interessante sobre Santos que nem todo mundo conhece é o texto do Marcelino sobre a Ilha Diana, uma ilha que os santistas desconhecem, vale a pena ler. 😀