Texto porJuicy Santos
Santos

Santos e a bicicleta

Falar sobre o caos na mobilidade urbana já não é mais novidade. Na cidade de São Paulo, por exemplo, perder mais de 2 horas no trânsito para ir e voltar do trabalho é rotina “normal” para muita gente.

Santos ainda não está assim, mas os moradores estão vendo a situação se complicar a cada dia. Dezenas de novos prédios estão sendo construídos e vão trazer ainda mais carros para as estreitas ruas e avenidas de Santos.

Felizmente, nossa cidade oferece boas condições para a utilização da bicicleta como alternativa de transporte. A cidade é plana e a administração tem feito investimentos importantes na implantação de infraestrutura cicloviária. Dentre as mais recentes, a construção das ciclovias no Canal 1 e na Av. Ana Costa.

Priorizar modos não motorizados de transporte é tendência mundial das administrações de grandes cidades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A bicicleta é um veículo muito eficiente: rápido, econômico e não poluente. É mais rápido que um automóvel em deslocamentos curtos dentro de centros urbanos.

Com mais investimentos em infraestrutura e na educação de motoristas e ciclistas, a cidade de Santos pode se tornar modelo brasileiro no uso da bicicleta como meio de transporte.

O Grupo Trânsito Livre busca unir os ciclistas de Santos na busca desse objetivo, de melhorar as condições de mobilidade por bicicleta. Conheça nosso trabalho e participe desse grupo! Acesse: www.transitolivre.org

Texto por Edu Speeden