Texto porJuicy Santos
Santos

Preço dos imóveis em Santos – onde vamos parar?

Esse diálogo não é novo, constante nas rodas de recém-casados ou de jovens que começam a conquistar uma independência financeira. E hoje saiu essa matéria na Folha.com, com o título Pré-sal inflaciona preços dos imóveis em Santos.

Sim, o pré-sal até agora nãoo gerou os empregos que prometeu, e numa situação global apenas fez os construtores ganharem um bom dinheiro. O Pré-sal apimentou nossos preços de modo a torná-los indigestos.

A @liamendes soltou essa ótima frase no Twitter: “Segurem seus imóveis, pq se vc vender um de 3 quartos vc compra uma kit!”

Foto por Moacyr Lopes Júnior/Folhapress

A matéria afirma: O valor de venda do metro quadrado construído não fica atrás: alta de 100% em três anos. Mas ninguém aposta, por enquanto, que essa corrida esteja inflando uma bolha. É demanda, e firme.

No entanto, quem mora na cidade sabe a quantidade de informações plantadas por aí para sustentar o clima de bolha, além da própria demanda continuar soprando ar pra dentro dela.

Além dos empreendimentos residenciais (que sinceramente não vamos perder tempo contando um número que parece uma dízima periódica), muitos prédios comerciais estão sendo erguidos ou estão prontos e vazios. Pela minha conta são os seguintes: The Blue OfficeMall (Carvalho de Mendonça), Waves Office (na entrada da cidade), Prédio do Grupo Altstut (que já está pronto e não há nenhum conjunto sequer ocupado), 2 prédios na Marcílio Dias – um onde fica a TV Mar, que tem 6 andares de 623m² completamente VAGOS, e outro que foi erguido no terreno da Caixa Econômica Federal, Santos First Office, Offices Vila Rica (um prédio enorme da Helbor na Conselheiro Nébias), VistaMar Premium Offices (mais um do Grupo Mendes, na Alexandre Herculano), outro da AB Imóveis (na Pedro Lessa), outro de 8 andares anônimo na Rua Paraná, além de informações especulativas sobre mais um empreendimento comercial perto do Praiamar voltado só para locação. Para encher esses prédios, precisaríamos de no mínimo 2000 empresas de MÉDIO-PORTE sendo criadas ou se alojando em Santos.

Gente, já tem prédios citados acima PRONTOS e VAZIOS! E olha que eu fiz essa contagem apenas conhecendo o mercado, não tenho relação alguma com a área imobiliária!

O @rodrigofranca comentou no Twitter: “sabia que só na ponta da praia/ferry boat existem 18 prédios residenciais em construção? eram 22, mas já terminaram 4”.

Diante desse cenário, como a gente faz para acelerar a alfinetada nessa bolha? Coloca aí nos comentários a sua opinião sobre o assunto!