Texto porLudmilla Rossi
Santos

Artmobile: santista faz expedição ensinando a produzir arte com o celular

O Projeto #ArtMobile é uma ação de inovação social, que ensina crianças e jovens a produzir arte com uma ferramenta presente no seu dia a dia: o telefone celular. Idealizado pelo santista e diretor de novas mídias Giuliano Chiaradia o projeto #ArtMobile está em operação desde 2011. Já teve edições em Dar es Salaam (Tanzânia), Montevideo (Uruguai), Casablanca (Marrocos), São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará (Brasil).

Para setembro e outubro de 2014 o #ArtMobile, vai levar a experiência para os jovens da Tanzânia, Etiópia, Israel e Palestina e ensiná-los a produzir arte com o telefone celular que estiver em suas mãos.

Durante o Workshop #ArtMobile serão usados todos os recursos do telefone celular para produzir vídeos, fotos, pintura digital, ringtones, poemas em sms, apps e até mesmo esculturas com módulos e componentes do aparelho.

giuliano-chiaradia-01

Além disso, como conteúdo extra, toda a viagem será registrada pelo telefone celular e postada em tempo real, produzindo um Nanodoc. (série online de 3-5 minutos) mostrando toda a viagem, bastidores dos workshops, encontros inusitados e muito conteúdo original produzido pelos telefones dos jovens durante o Workshop.

Na Tanzânia, um momento especial: vamos rever os alunos do primeiro Workshop #ArtMobile, realizado há 3 anos e retratar o legado deixado.

CRONOGRAMA PARA A EXPERIÊNCIA #ARTMOBILE 2014
25 /09 Workshop na Universidade de Artes de Bagamoyo, Tanzânia
02/10 Workshop na Embaixada do Brasil em Addis Adeba, Etiópia
08/10 Workshop no Face of Israel de Tel Aviv, Israel
08/10 Workshop no Al Kassaba Theater and Cinemateque de Ramallah, Palestina

RECICLAGEM DE APARELHOS
O Projeto Artmobile promove a sustetabilidade, arrecadando telefones celulares para produção de arte, troca de aparelhos entre alunos e a reciclagem de material em parceria com ONGs.

MAIS INFORMAÇÕES
O Projeto #ArtMobile é uma iniciativa sem fins lucrativos. Idealizada por Giuliano Chiaradia, um dos pioneiros em novas mídias e atualmente autor e diretor da Rede Globo de Televisão. Giuliano Chiaradia é graduado em inovação pela cobiçada escola sueca Hyper Island e trabalhou durante 10 anos na MTV Networks e no canal a cabo Nickelodeon no Brasil e nos Estados Unidos.

A Set Experimental é um coletivo de artistas, jornalistas, engenheiros, produtores e premiados cérebros do bem. Pioneiro na produção de conteúdo mobile na América Latina, com o curta-metragem “Beeep”, produzido nos Estados Unidos em 2003 e os primeiros videoclipes no Brasil, para as bandas Detonautas Roque Clube, Pato Fu e cantor mais popular brasileiro, o rei Roberto Carlos no Fantástico da TV Globo.

Todos os clipes foram gravados com a praticidade e imediatismo do telefone celular.

Em 2012, a Set Experimental lançou o projeto 5#Calls, que se destacou no Festival de Cannes como o primeiro curta 100% mobile da história do Festival. Em seguida foi selecionado e exibido na Nova Zelândia, Colômbia, Brasil e Berlim, na Alemanha durante a Campus Party Europe.

Assista o curta 5#calls

Site oficial do #ArtMobile

Veja imagens da edição Artmobile Ceará