Texto porLudmilla Rossi
Santos

Como foi o Social Media Brasil 2011? #smbr2011

O #smbr2011 aconteceu nos dias 03 e 04 de junho de 2011! Acabei de chegar do evento, aliás. Estive no Social Media Brasil 2011 junto com a equipe da agência Mkt Virtual e com a Amanda Serra (do blog Bem Mulherzinha), a Aretha (colaboradora de make e beleza aqui do Juicy Santos), o Sagas (do SalaBR), Wellido e Felipe (Unimonte), Fábio e Adriana (que conheci no Social Tip). Alem destes santistas, o Mauricio Cid (Não Salvo), a equipe do @flavio_raimundo, estava por lá. Foi muio legal ver essa galera de santos participando massivamente do evento. Tinha mais gente de Santos por la? Caso sim, comenta aqui nesse post as suas impressões sobre o evento.


Num contexto geral o evento foi bom, apesar da galera do “social media” adorar dar aquelas reclamadinhas e alfinetadas no tuirrer. A hashtag #smbr2011 até que ficou calma por conta da ausência do Wi-Fi ainda assim houveram aquelas reclamações. Realmente foi complicado não ter internet Wi-Fi. Segundo o organizador do evento, o fornecedor dos pontos de internet ligou 1 dia antes do evento avisando que não conseguiria entregar tantos pontos de conexão e que eles estavam tentando conseguir outro fornecedor. Humildemente o @formagio se desculpou, visivelmente estava angustiado. E viva o 3G!

Social Media Brasil 2011 - Foto panorâmica
As palestras/painéis que assisti

JC Rodrigues da Disney citando o “Club Penguim”, uma espécie de HabboHotel para criancinhas
O consumidor moderno – A influência das redes sociais na decisão de compra com Martha Terenzzo, Claudir Segura, Sandro Rodrigues e Sá Vicentini
Case ReclameAqui e O Boticário
Redes Sociais na prática – Flávio Pripas do ByMK
Gestão e Gerenciamento de crises nas redes sociais – Patrícia Trixe
Social Content – Na vibe do branding do futuro com Bruno Tozzini e Phillippe Bertrand (DM9DDB)
Sabatina com Zé Porto (F/Nazca) e Eric Messa (FAAP)
Link building com Pablo Augusto
Mapeamento do uso das redes sociais nas empresas com Fábio Cipriani
Como escapar da mesmice competitiva com Juliana Lima
Métricas e KPIs com Estevão Soares
Inovação evolutiva para a web com Dhaval Chadha (Cria Global)
Transmidia transformando a comunicação que conhecemos com Flourish Klink


Coisas que já saturaram nesse meio

Que o que importa são as pessoas.
A ditadura do cool nas redes socias e a glamourização do meio.
A supervalorização de termos e frases de efeito.
A galerinha que reclama demais.

O que mais gostei de ouvir
Que ainda nao surgiu, e nem vai surgir, um Kotler da mídia social
Que nada é barato: criar uma ideia boa mas esperar que ela se espalhe sozinha é esperar por um milagre (que acontece raramente)
Que o mercado está em progresso e processo de amadurecimento. Ninguém é tão expert quanto parece.

Top 5 palestras
Inovação evolutiva para a web com Dhaval Chadha (Cria Global)
Social Content – Na vibe do branding do futuro com Bruno Tozzini e Phillippe Bertrand (DM9DDB)
Link building com Pablo Augusto
Sabatina com Zé Porto (F/Nazca) e Eric Messa (FAAP)
Métricas e KPIs com Estevão Soares