Pastel do  Carioca

Esse clássico da gastronomia de Santos faz a fama de um bar com mais de 80 anos no Centro da cidade

Quase todo santista – ou até mesmo quem não mora aqui, mas esteve na cidade – já deve ter ouvido falar do pastel do Carioca.

A casa serve outras iguarias, como o sanduíche de pernil ou carne assada e o pudim de leite.  Mas nenhuma ganhou tanta fama quanto o pastel.

Pela Praça Mauá, 1, nos últimos mais de 80 anos, passaram autoridades e anônimos – sempre em busca de um lanche honestíssimo, uma cerveja ou um chá mate gelados e a simpatia da equipe do Carioca.

Se liga só nessas fotos de antes e depois do Café Carioca, uma verdadeira instituição da gastronomia 013...

Desde 1930, o "Café Carioca" acompanhou de perto a história polí­tica e cultural do centro de Santos. Até porque está localizado em frente à prefeitura da cidade.

O Carioca já recebeu nomes como Getúlio Vargas, Jânio Quadros, Lula e Mário Covas - um mega fã dos pastéis. Além deles, celebridades como Hortência e Nuno Leal Maia também já comeram lá.

Durante a pandemia, o Carioca fechou por cerca de 100 dias. Hoje, ganhou nova vida com música ao vivo para acompanhar a cerveja e o pastel.

O que não muda no Carioca é: o mate está sempre gelado e o pastel, quentinho. Parada obrigatória pra quem mora ou visita Santos.