Num refúgio tipicamente caiçara, essa comunidade de pescadores vive a poucos minutos do Centro de Santos
a ilha que os santistas não conhecem
Localizada entre o canal de Bertioga e o rio que lhe empresta o nome, a Ilha Diana é um pedaço de terra quase isolado do mundo urbano, mesmo estando próxima do maior porto da América Latina,
O lugar começou a ser habitado na década de 40, depois da desapropriação da Vila da Bocaina (Vicente de Carvalho). Hoje, é uma das últimas colônias de pescadores da Baixada Santista.
Lá, residem cerca de 200 pessoas - todas elas se conhecem! As famílias conservam tradições como a pesca artesanal e a fé religiosa em Bom Jesus da Ilha Diana.
A festa de Bom Jesus da Ilha Diana, aliás, acontece em agosto e enche o local de gente em busca de ótima gastronomia e cultura.
O Turismo de Base Comunitária leva grupos de 15 a 40 pessoas à ilha. Os passeios devem ser agendados com pelo menos três dias de antecedência pelo telefone (13) 99741-8690.
As barcas para a Ilha Diana saem de trás da Alfândega. Em 20 minutos de viagem, é possível observar fauna e flora típicas dos manguezais, como siris, caranguejos, guarás, socós e outros.