Importantes para a agricultura e para o equilíbrio ambiental, elas têm um refúgio em locais como este melipolinário no Guarujá

Abelhas

Sabia que as abelhas são consideradas os seres mais importante do planeta?  Não só pelo mel, mas pela polinização. Elas fecundam as flores, começando o desenvolvimento dos frutos e sementes.

Cerca 70% de toda a agricultura global depende delas. Pequenas no tamanho, mas de extrema importância para a vida na Terra, as abelhas vêm sendo dizimadas por fatores naturais e pela ação humana. 

Sem elas, não há polinização.  A vegetação seria drasticamente reduzida, assim como a vida em geral. O declínio ocorre pela destruição do meio ambiente e do uso massivo de agrotóxicos.

Isso iniciou um movimento de pessoas preocupadas com a diminuição do número de abelhas que resolveram criar, em suas residências, espécies sem ferrão.  Elas produzem mel e fazem a polinização. 

Ele se apaixonou pelas abelhas após ver um enxame se instalar na sua horta orgânica, no Guarujá.  Passou a estudar o tema e se tornou um especialista na área.

Este é Glaucio Campanatti.

Hoje, além de criador de abelhas sem ferrão no Meliponário Campanatti, ele dá palestras sobre conservação de espécies nativas como ferramenta para o desenvolvimento sustentável pela polinização.

Gláucio chegou até a espalhar caixas de abelhas em lugares estratégicos, de grande vegetação pelo Guarujá para estimular a polinização.