6 dicas imperdíveis na Andaluzia

Este é um guest post especial para o Juicy Santos escrito pela leitora e amiga Carolina Rodrigues, gaúcha que mora em Santos e relata suas viagens pelo mundo no blog Dicas e Roteiros de Viagens

A Andaluzia é uma região incrível da Espanha e muitas vezes esquecida dos principais roteiros pela Europa. Normalmente as pessoas só lembram de Madri, Barcelona e, algumas vezes, Valência.

Eu voltei apaixonada pela Andaluzia! A programação mental das férias seriam duas semanas em Portugal e uma semana na Andaluzia. Mas durante as pesquisas da viagem já tive que aumentar o tempo nesta região e acabei excluindo a parte norte de Portugal. E dava para ficar tranquilamente as três semanas totais da viagem por lá.

Leia também nosso roteiro de Barcelona (Espanha)

Depois das reservas feitas, ainda conversei com algumas pessoas, olhei em mais uns blogs e descobri mais cidades encantadoras pela região.

Então eu resolvi listar algumas coisas que me deixaram de boca aberta, só para dar um gostinho do que tem de tão bom por lá.

1. Mesquita-Catedral de Córdoba

andaluzia1

Até agora não sei se chamo de Mesquita ou Catedral, o nome oficial no site é Santa Iglesia Catedral de Córdoba e está comemorando 775 anos em 2014. Porém, antes de se tornar uma igreja católica, era uma mesquita que começou a ser construída 785, no mesmo lugar já tinha sido um templo romano e uma basílica visigótica.

O que se vê hoje é uma construção com um aspecto de mesquita, mas com vários altares e capelas cristãs.

2. Medina de Alzahara perto de Córdoba

andaluzia2

São ruínas de uma cidade erguida pelo primeiro califa do Al-Andalus e fica a 5 km de Córdoba. O nome original é Madinat al-Zahr e este é o nome que tem no ônibus que leva para lá.

O passeio é muito legal, você pode pegar um ônibus em Córdoba, assistir um vídeo, visitar o museu, passear pelas ruínas e pegar o mesmo ônibus num horário pré- determinado. Eu achei emocionante caminhar por aquela cidade e imaginar tudo que foi dito no filme introdutório.

3. Alhambra em Granada

andaluzia3

Este é simplesmente o monumento mais visitado de toda Espanha!

E sua visitação deve ser bem programada, pois os ingressos podem se esgotar na alta temporada.

Foi a primeira reserva que fiz no meu roteiro e mesmo pesquisando dois meses antes da viagem, já não se encontrava ticket para qualquer horário. Mas o que é Alhambra?

É praticamente uma cidade situada em cima de um morro em Granada da época do Emirado de Granada.

Tem muralhas, palácios e fortaleza, além de imensos e diversos jardins. É visita para um dia inteiro!

4. Ponte Nova em Ronda

andaluzia4

Uma obra de engenharia no meio de um desfiladeiro fantástico. Esta ponte desperta um fascínio, as pessoas levam muito tempo para cruzá-la para poder fotografá-la de todos os ângulos. Mas o mais legal é descer até sua base, as paisagens no caminho são de tirar o fôlego e a subida depois também.

5. Alcazar e Catedral de Sevilha

andaluzia5

Depois de visitar os palácios nazaries da Alhambra, o Alcázar de Sevilha pode até ficar um pouco apagado, mas é uma construção belíssima que merece a visitação.

A riqueza da decoração em cada teto e parede é impressionante. A catedral de Sevilha fica ao lado do Alcazar e são super centrais, bem fácil de visitar. Só não é fácil subir a Giralda, que é a torre da catedral.

Da mesma forma que quase todas as igrejas desta região, esta construção foi primeiramente uma mesquita e a torre era um minarete. O bom da subida é que são rampas com uma largura suficiente para subir uma mula e não aquelas escadinhas claustrofóbicas que tem na maioria das construções antigas.

A catedral é linda e a vista de cima da Giralda também.

6. Plaza de España

andaluzia6

Esta atração vai agradar não só às pessoas que gostam de história e arquitetura, como aos nerds também. A história nem é tão antiga, a construção foi realizada para a Exposição Ibero-Americana de 1929, mas é um prédio lindíssimo.

O mais legal é que já foi utilizado como set de filmagem de vários filmes, entre eles Star Wars. E dizem que em breve Game of Thrones será filmado na cidade, utilizando a praça e o Alcazar.

Dica bônus!

Praias e Shows de Flamenco

Além de toda esta parte histórica, a região também tem belas paisagens e praias. Eu visitei a cidade de Cádiz (foto) e pude conferir como o mar e a história se misturam de forma maravilhosa. Outras cidades de praia recomendadas são Málaga, Marbella e Almería.

www.juicysantos.com.br - dicas de turismo na andaluzia

Também não deixe de conferir os shows de flamenco, pois ele nasceu nesta região com esta mistura cultural maravilhosa.

Para mais dicas de turismo na Europa, EUA e América Latina, visite o blog Dicas e Roteiros de Viagens