Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Concha Acústica de Santos pede socorro

Em qualquer cidade do mundo, a Concha Acústica, que fica na orla da praia de Santos, seria um espaço cultural movimentado, com shows, exposições, apresentações e outras intervenções artísticas.

E foi pra isso que a Concha Acústica Vicente de Carvalho foi pensada e construída, em 1981, pelo arquiteto Carlos Prates.

Hoje, ela está abandonada.

concha acústica de santos

A questão que envolve a Concha Acústica em Santos é uma polêmica.

Além de estar precisando urgentemente de uma reforma (a última foi em 1997), ela é alvo de reclamações da vizinhança do Canal 3. É que o pessoal que mora nos prédios próximos não gosta muito da ideia de seu uso para shows e afins. Segundo o Novo Milênio, “por ser voltada em direção à avenida, o som gerado pelas apresentações artísticas era refletido em direção aos prédios, causando as reclamações pelo desconforto sonoro”.

Mas é realmente triste ver uma construção tão linda sem função na cidade.

A Anna Carla (amiga do blog que sugeriu este post, aliás) fez um texto lindo e emocionante sobre suas lembranças da Concha Acústica, incluindo shows do Garage Fuzz e Charlie Brown Jr. que ela viu lá. “Atualmente é usada uma tecnologia acústica melhor para as tendas musicais de verão que ficam na orla da praia e eu me pergunto, porque não aplicar esta tecnlogia na Concha afim de reativar este “point” cultural? Porque não  investir em uma reforma na Concha? Eu penso, penso, penso e nada me vem à cabeça…falta de vontade política talvez? Ou medo da vizinhança?”, questiona a blogueira.

Por isso, a Associação O Brasil que Queremos vai para fazer, no dia 26 de janeiro (aniversário da Cidade), um abraço simbólico na Concha Acústica e chamar a atenção dos santistas para esse local.

Em novembro de 2011, rolou no Facebook uma mobilização via Petição Pública para que a Prefeitura reformasse e reativasse o auditório para apresentações artísticas.

Vale ressaltar que a ideia dos organizadores da iniciativa não é fazer show de metal até as 3 da manhã: eles querem que seja conduzida uma avaliação da acústica e que a Administração Municipal estabeleça regras de equipamentos e horários para que esse espaço não fique mais ocioso.

Na minha opinião, falta um pouco de flexibilidade aos moradores do Canal 3. Quando é pra ter concerto da Osesp, todo mundo adora e assiste de camarote. Aposto que essas pessoas acham incrível quando visitam uma cidade da Europa e encontram, no meio de uma praça, algo similar com apresentações de músicos e artistas. “Ah, que coisa linda é o Primeiro Mundo, né?”. E a nossa cultura local, não merece um palco?