Texto porLudmilla Rossi
Santos

História de Santos – a primeira planta da cidade

Inspirada por uma aula do professor Luiz Nunes sobre a história de Santos, achei bacana compartilhar essas relíquias com os leitores do Juicy Santos. Se esse é um blog Santos-proud é importante que seja entendendo as nossas raízes, começando lá por 1714.


Planta da cidade de Santos em 1714 – a primeira de que se tem notícias.

Legenda:
1) Igreja do Valongo
2) Rua do Comércio
3) São bento
4) Núcleo central da cidade na época

 

Abaixo, uma ilustração do ponto de vista do mar para a terra. Dá para ver os morrinhos e poucas casas na orla, ainda sem prédios tortos e sem terrenos com preços de Megasena.

Pouco depois, no século 19, chegou o trem. Até então a cidade levava 50 anos para aumentar 1 só quadra, a partir da R. João Pessoa, uma das principais da cidade. Com a chegada do trem, com a evolução do porto e do café – a cidade dobrou de tamanho em 50 anos. Santos era um nó mundial no consumo de café.

No século XX, metade da população era portuguesa, nacionalidade que faz parte da história de Santos. Nessa época banho de mar era visto como terapia, o turismo em Santos não existia. Cruzeiros turísticos então, nem pensar. Os navios eram de imigrantes, visto que os transatlânticos só começaram a vir para cá na década de 20.

A partir de 1904 inicia-se o projeto dos canais, e em 1910 é gerada a planta da cidade de forma mais próxima ao que conhecemos hoje. Santos tem uma rica história, fazendo parte com maestria da história do desenvolvimento brasileiro.