Texto porLudmilla Rossi
Santos

Pôneis Malditos – Campanha legal

Quando os pôneis malditos chegaram em mim (através do Facebook, obviamente), desacreditei que uma marca de carros tinha tido a coragem de apostar em uma idéia non-sense e meio retardada. Quem se resumiu a ver a campanha na TV não deve estar achando tudo isso tão legal assim. Mas, abaixo coloco algumas razões que explicam o sucesso dos nossos amiguinhos pôneis malditos.

Os pôneis malditos fazem parte de uma campanha da montadora Nissan para divulgar suas pick-ups que “tem mais potência”. Usando comparação entre cavalos legais e potentes e pôneis malditos e afrescalhados, a marca passa sua mensagem.

 

Por que os pôneis malditos são legais?

A galera da infância 80 sabe muito bem o que os pôneis (Meus queridos pôneis) representam para a galera que nasceu no começo da década de 80. Os pôneis eram febre entre as meninas: cavalinhos coloridos, com cabelo de uma cor combinante, desenhos da bundinha do pônei, glitter e sempre vinham com um pente ou algum acessório maluco (tipo sapatos ou bolsas para pôneis – isso deve explicar meu interesse por esses itens).

Ou seja, a campanha resgata a memória afetiva da geração Y, que já se desfez da sua coleção de pôneis no início da adolescência ou os têm mofados no maleiro do armário. E bem, vocês sabem que a geração Y está envelhecendo (o/) e todos os brinquedos da nossa infância já recebem a tag “vintage” por aí.

Além da geração Y estar envelhecendo, ela está começando a ganhar dinheiro agora, ou seja, é uma excelente estratégia da Nissan chamar atenção para esse público que logo mais vai trocar de carro ou comprar o seu primeiro carro.

Outra explicação é o revival do My Little Pony que recomeçou em 2003, onde os homens mais de 20 são a maior parte dos fãs. A Revista Wired traz um artigo super interessante sobre o tema! (valeu @sagas)

A letra da impregnante música também é bonitinha, ritmada e gruda.

Pônei maldito, pônei maldito, venha com a gente atolar.
Odeio barro, odeio lama.
Que nojinho!
Não vou sair do lugar…

A agência que criou a campanha pôneis malditos é a Lew´Lara\TBWA, que teve como grande assertividade colocar o aditivo responsável por tanto sucesso no comercial do YouTube. Se você não viu, veja abaixo:

[X3yGSJE53kU]

Ou seja, mais engraçado que o comercial, é o pônei, doce e saltitante, assumindo uma voz demoníaca e amaldiçoando quem não passar o vídeo para mais 10 pessoas. Ok, viral forçado, mas pela pegada non-sense e afetiva da campanha, é óbvio que iria funcionar. Além disso, nós sabemos da quantidade de pessoas que AINDA acreditam nas correntes mágicas ou de maldição da Internet né?

E por final, ninguém quer ser amaldiçoado ou traído por um pônei que tanto habitou nossa infância, não?

E olha o que eu achei: uma foto minha de 1986 com pôneis que não eram nada malditos! Percebam as asas irisadas dos meus pôneis e o meu olhar fascinado por elas.

Agora Nissan, tem uma contradição aí… meu pôneis voavam, eles não atolariam em lugar algum. 😉

E vocês também gostaram dos pôneis malditos?