Dica de maquiagem: técnicas de contorno do rosto

Assim como a utilização de determinadas cores de roupas favorecem certos atributos e outras tonalidades desvalorizam, a técnic de contorno do rosto é responsável por um efeito similar na maquiagem.

Eu acho que ninguém nasceu pra ficar com o nariz que veio no kit. Tirando o Michael Jackson, quase todo mundo fica melhor depois de se jogar na faca. Basta dar um “google” nas celebridades que o passado versus presente delas praticamente nos inspira a marcar uma hora com o Dr. Pitanguy.

Para quem, assim como eu, não tem coragem ou grana, vamos deixar a plástica para os casos imprescindíveis e corrigir esse capricho estético de uma forma mais prática.

Quando a intenção é valorizar alguma parte do rosto, ilumine o ponto que se deseja destacar. Se o objetivo é o contrário, então deve-se escurecer as áreas a serem escondidas. Para efetuar esta técnica milagrosa, que pode adiar o bisturi para aquele nariz largo, não são necessários muitos produtos. Bases, corretivos e pós mais escuros que o tom natural da pele são perfeitos para dar profundidade. Pós e sombras iluminadoras ajudam a destacar e projetar pontos específicos do rosto.

Os produtos usados para contornar o rosto precisam ser opacos e devem respeitar o tom natural da sua pele, não podendo ser muitas tonalidades acima da cor de base. A palavra-chave é equilíbrio. O efeito deve ser gradual e sutil. Após escurecer um ou mais pontos no rosto, outros devem ser destacados.

Pontos de destaque próximos aos lábios criam volume e valorizam o formato da boca. Os corretivos iluminadores não servem para cobrir as olheiras e imperfeições, mas ampliam o olhar e revitalizam a expressão.

Maçãs do rosto proeminentes podem ser conseguidas escurecendo a linha diagonal logo abaixo da região de forma delicada. Este truque define a mandíbula e coloca as maçãs do rosto em evidencia.

Nariz grande

Para suavizar as formas avantajadas do nariz, basta aplicar uma base ou pó de tonalidade levemente mais escura que a natural na lateral do nariz desde a linha da sobrancelha. Na ponta e na base também deve-se escurecer suavemente a região. Pó ou sombra iluminadora devem ser usados para esfumar a parte superior nasal.

Nariz comprido

O comprimento da região pode ser disfarçado aplicando base ou pó mais escuro na base, na ponta e na parte entre as duas narinas. Os produtos aplicados precisam ser muito bem esfumados para que haja transição entre a cor natural da pele e a correção efetuada.

Nariz fino

Quem acha que tem o nariz muito fino pode corrigir o problema aplicando base ou pó um pouco mais claro que o tom natural da pele, nas laterais a partir da linha da sobrancelha. Na ponta do nariz use o mesmo produto, só que de cor mais escura que a tonalidade original.

Falando assim parece fácil sair contornando e iluminando o rosto todo. Mas essa técnica precisa de atenção e treino redobrados, pois é bem fácil sair por aí com um risco na bochecha que mais pareça a linha do Equador ou com um ponto tão iluminado que acaba deixando a pele com aparência de oleosa.

E vocês, quais truques usam para disfarçar ou destacar os pontos do rosto na hora da maquiagem?