As curiosidades da vida de um dos nomes mais importantes da história do Brasil
Talvez você não saiba, mas há uma estátua de um brasileiro célebre no Bryant Park, em NY. Mas o que esse santista está fazendo lá?
José Bonifácio de Andrada e Silva, nascido em Santos em 1763
Seus interesses intelectuais iam da filosofia até a mineralogia. Estudou em Coimbra (Portugal) e passou por várias universidades da Europa, como Berlim e Viena.
Bonifácio vivia em Coimbra, mas a invasão de Napoleão fez com que a família real fugisse para o Brasil. Junto com ela, um movimento de libertação se formou e o santista veio também.
Bonifácio se tornou vice-presidente da província de SP e passou a mostrar suas ideias progressistas e de independência para o país.
Bonifácio sempre vislumbrou um Brasil independente, livre e igualitário - pensamentos que desagradavam boa parte da elite.
E o santista tinha uma grande influência sobre o príncipe-regente, D. Pedro. Com uma carta, o convenceu a não retornar para o país natal, como seu pai queria. E assim aconteceu o
Depois disso, Bonifácio virou ministro do Reino e de Estrangeiros.
Cada vez mais próximo do poder, ele articulava nos bastidores para que a independência do Brasil se tornasse realidade.
Voltou ao Brasil em 1829, absolvido pela justiça. Ainda teve um breve retorno ao poder, quando se tornou tutor dos herdeiros de Dom Pedro, incluindo Dom Pedro II.
Este local é o Panteão dos Andradas, que fica no centro de Santos (SP), onde ele e toda a família estão enterrados.
Praça José Bonifácio (Santos - SP)