Uma das praças mais importantes de Santos teve sua inspiração em uma obra arquitetônica francesa. Quer saber qual? Vem com a gente descobrir!

Praça Mauá

A Praça Mauá fica no Centro Histórico de Santos e surgiu em 1801, como Largo da Misericórdia.  E passou a se chamar Mauá em 1887.

Na praça mais movimentada do Centro Histórico, o vai e vem não para, seja de pessoas que esperam o ônibus, usam os banheiros públicos ou esperam alguém para um encontro marcado.

E quem foi Visconde de Mauá?  Simplesmente o primeiro "empreendedor" brasileiro.  Ele iniciou as indústrias naval, ferroviária e instalou os primeiros cabos telegráficos entre Brasil e Europa.

É na praça que leva seu nome que está o Marco Distrital, o marco zero das coordenadas geográficas de Santos, instalado em 1940.

Scribbled Arrow

Nos anos 1930, a praça foi remodelada para harmonizar com o novo Paço Municipal construído ali, em estilo Luiz XVI. Por isso, a Praça Mauá tem uma inspiração em um local bem francês.

Essa foto antiga mostra a inspiração do projeto da Praça Mauá: o Jardin de Versailles, na França. O local segue, desde sua criação, como referência principal no centro da cidade.

Essa estátua é uma replica da Nymphe à la Coquille, do escultor Charles Antoine Coysevox. A original está no Louvre e a cópia, no Jardim de Versalhes.

A versão santista, projeto de Plínio Botelho do Amaral, é esculpida em bronze. A pose tem uma grande semelhança com a original, feita em mármore.

A nossa versão pode ser bem mais simples e adaptada para a realidade brasileira. Ainda assim, há surpresas e curiosidades interessantes nessa praça tão querida dos habitantes de Santos.