Pinacoteca Benedicto

O casarão branco da orla de Santos é um dos espaços mais importantes para as artes na cidade.

Por dentro da

Calixto

Um espaço de 6 mil metros quadrados de arte e cultura de frente para o mar.  A Pinacoteca Benedicto Calixto é isso e muito mais..

Construído em 1908, o casarão branco na orla da praia em Santos ficou sozinho no horizonte por muitos anos.  Hoje, se destaca não apenas pelo aspecto arquitetônico, mas cultural e histórico.

O museu leva o nome de um dos pintores mais importantes do século XIX no Brasil, nascido em Itanhaém e que viveu aqui na época e retratou muitas cenas da vida paulista.

Depois de construir o casarão, em 1900, o primeiro dono viveu apenas 3 anos lá.  O imóvel teve outros residentes e, depois, virou um asilo.

Os característicos elementos ornamentais em estilo art nouveau,  a bela escadaria  em mármore,  os vitrais e os jardins só vieram mais tarde.

Deixou de ser residência em 1979 e, em 1992, passou a sediar a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto após um longo período de restaurações.

A entidade ficou responsável por organizar atividades culturais e reuniu um acervo de obras de arte relevantes do Brasil e do exterior, em especial, do próprio Benedicto Calixto.

Hoje, o acervo tem 52 telas do pintor, além de uma coleção de publicações com foco em artes plásticas, arquitetura, fotografia, teatro e música.