A história por trás do hit dos Mamonas Assassinas - e que não foi escrita sobre Santos!

Pelados

em Santos

Eram os Mamonas Assassinas.

Em 1995, as rádios brasileiras foram tomadas por uma banda com letras escrachadas, dancinhas e fantasias.  Uma das canções narrava aventuras amorosas na cidade de Santos.

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, o grupo contou que Pelados em Santos foi a primeira composição deles, em 1991.  A canção surgiu em Praia Grande sobre um rolê do vocalista, Dinho. 

Segundo o livro Mamonas Assassinas – Bla Bla Bla (Biografia Autorizada), de Eduardo Bueno, a música foi finalizada em uma viagem de casais para Praia Grande, já perto de Mongaguá.

Só que o nome de Santos, a estrada e a Brasília amarela faziam mais sentido do ponto de vista musical. Aposta certa da banda: todo mundo hoje sabe a letra da música.

A Brasília amarela 1977 pertencia ao avô materno de Mirella, namorada de Dinho. O logotipo da Volkswagen inclusive inspirou a identidade visual da própria banda.

No final de 2015, os familiares de Dinho localizaram a Brasília (ou melhor, o que sobrou dela) e a compraram. Atualmente, o veículo está em um sítio da família, junto com outras lembranças da banda.

A parte trágica da história você conhece: em 1996, a banda sofreu um trágico acidente de avião, que matou todos os integrantes.  Pelados em Santos virou o clipe mais famoso deles.

Apresentações e entrevistas no YouTube servem pra gente matar um pouco das saudades dessa banda e das histórias malucas das músicas deles.