O peixe

Tudo sobre a escultura em formato de peixe que virou um dos símbolos da cidade de Santos.  O que significa, quem fez e quando ela surgiu. 

Santos tem muitos monumentos lindos espalhados pela cidade - com direito até a uma obra de Tomie Ohtake pelos 100 anos da imigração japonesa.

Mas o peixe da entrada da cidade guarda um lugar especial no coração de santistas e turistas, porque ele é o sinal de que chegamos em casa ou no nosso destino.

Rica Mota

é o criador da obra minimalista feita  em aço que recebe  os viajantes ao fim da estrada

Rica também criou outra obra icônica da orla de Santos:  a bicicleta que fica no cruzamento da ciclovia da orla com o canal 6

"Na verdade, não consigo identificar um motivo ou algo abstrato. Só comecei a brincar com tesoura e papel.  As esculturas sempre saíram dessa prática"

Rica Mota

Rica começou a pensar na obra em 1994,  porém 5 anos se passaram entre  a captação, execução e a inauguração, em 1999.

- 25m de altura - 45 toneladas de aço - 21 estacas tubulares com 20 metros de profundidade, apoiando 2 blocos com 16 metros cúbicos de concreto cada.

O peixe em números

a escultura tem somente dois apoios (colunas em parábola), que tocam no chão. E os dois são totalmente, descentralizados.

Uma curiosidade: 

A escultura do peixe da entrada de Santos virou um ícone 013,  tornando-se motivo de tatuagem, camiseta e MUITAS fotos no Instagram.