Mito ou verdade: o pão mais querido dos santistas não tem cará? Vem desvendar o mistério com o Juicy Santos

Pão de cará

O santista AMA pão de cará - seja no café da manhã ou no lanche da tarde.

O pão 013 por excelência provoca saudades em quem não mora mais na cidade.

No entanto, o que boa parte dos fãs do pão de cará em Santos não sabe é que o cará se restringe apenas ao nome.  O tubérculo não está presente entre os ingredientes da receita.

O cará é um tubérculo parecido com o inhame. Segundo nutricionistas, é como se as raízes fossem primas próximas. Ambas são ricas em carboidratos e fornecem bastante energia.

Contudo, os pães de cará em Santos são feitos a partir de uma mistura de farinha, açúcar, margarina, fermento, água e componentes emulsificantes e melhoradores.

Além disso, para finalizar, a massa leva uma pincelada de ovo para ficar com esta cobertura dourada e levemente crocante.

Conversamos com um padeiro pra entender o porquê de o pão de cará não levar cará. O motivo para a mudança de receita, há cerca de 30 anos, é a praticidade.

A versão sem cará leva, em média, 2 horas para ficar pronta. Com o cará, o preparo precisa de outros passos, como descascar e cozinhar o tubérculo, segundo o padeiro José Carlos Menezes.

Hoje, além do pão de cará nosso de cada dia, ele passou a ser incorporado por grandes nomes da gastronomia caiçara, como Dário Costa.

No Madê, Costa adaptou a receita com cará e batata para chegar à consistência perfeita do pão de cará para um sanduíche.