A história do primeiro navio que chegou no Brasil atracando no Porto de Santos com imigrantes japoneses 

Kasato Maru

O Brasil e Santos, em particular, têm muitas influências da cultura japonesa. Isso porque, a partir do início do século XX, houve um fluxo intenso de imigrantes vindos de lá no país.

E como tudo começou?  A gente conta.

Em 1908, o navio Kasato Maru chega a Santos trazendo a primeira leva de imigrantes japoneses para o Brasil.

Squiggly Line
Squiggly Line

Antes disso, alguns poucos japoneses já tinham vindo para o país. Mas foi apenas com o Kasato Maru que o acordo entre as duas nações se oficializou.

Squiggly Line

O navio foi construído no Reino Unido e comprado pela Rússia.  Usado como navio-hospital durante a Guerra Russo-Japonesa, virou indenização de guerra e passou a ser japonês em 1905.

Adaptado como navio de passageiros, transportou soldados da Manchúria de volta para o Japão. Em seguida, passou a ser utilizado para transporte de imigrantes japoneses para o Havaí e México.

O Kasato Maru partiu do Porto de Kobe, no Japão, e chegou 52 dias depois no Porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908. 

Vieram 165 famílias (781 pessoas) que foram trabalhar em fazendas de café no interior de SP buscando uma vida melhor do que a do seu país de origem.

Depois de algum tempo, Kasato Maru foi transformado em navio cargueiro. Voltou ao Brasil uma segunda e última vez, em 1917.

Em 1942, integrou a esquadra japonesa na Segunda Guerra Mundial como navio cargueiro. Em 1945, foi bombardeado pela Rússia e afundou. Hoje, está submerso a mais de 18 metros de profundidade.

A imigração japonesa se acentuou nos anos 1930 para suprir a mão-de-obra nas fazendas de SP. Até 1975, segundo o Museu da Imigração. chegaram ao país cerca de 250 mil japoneses.