Santos exibe, anualmente, o melhor da produção de curtas metragens: conheça a história dos primeiros 20 anos do festival
O Festival Santista de Curtas Metragens é um dos eventos mais esperados da agenda cultural santista (e do país)
Ele surgiu em 2002, com 26 produções locais e uma homenagem a Paulo José. No ano seguinte, já tinha 428 filmes inscritos.
Em 2006, passou a receber também filmes de todo o estado de SP e, no ano seguinte, do Brasil. Em seguida, passou a ter os filmes exibido pela TV Tribuna aos domingos.
Ao longo de 20 anos, o Curta Santos homenageou nomes como Chorão, Plínio Marcos, Ney Latorraca, Julia Lemmertz, Eva Wilma, José Wilker, Laís Bodanzky e Nuno Leal Maia, entre outros.
Em 2010, o Curta Santos perdeu o agitador cultural Toninho Dantas, produtor do evento. Naquela edição, ele ganhou uma estrela na calçada do Cine Roxy.
O Curta Santos premia melhor diretor, diretor iniciante, curta caiçara, clipes caiçaras, entre outros. Mas seu legado é movimentar toda a cultura e o mercado de economia criativa da cidade.
O Curta Santos se destaca atualmente no cenário nacional de audiovisual como um festival eclético e com uma curadoria cuidadosa e certeira.