Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Seja um passeador de cães voluntário

Os cãezinhos do Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) precisam da sua ajuda.

No ano passado, nós noticiamos que o órgão público estava em busca de voluntários para passear com os cachorros abrigados nas duas unidades da instituição.

O pessoal adorou.

Mas, ao que tudo indica, isso não foi muito longe. Atualmente, são apenas 5 pessoas trabalhando voluntariamente para 120 bichinhos em busca de carinho.

Ou seja, a conta não fecha.

codevidaImagem: Reprodução/Marcelo Martins

Na época, o número de voluntários chegou a 20. Só que o pessoal assumiu o compromisso e depois parou de fazer a visita. E isso significa um grande problema, já que os animais são se acostumaram com a rotina. Segundo a coordenadora, Leila Abreu, muitos deles até choram de saudade.

Seja um passeador de cães voluntário

Muitos dos cachorros que vivem no Codevida chegam lá após serem vítimas de maus tratos. Essa iniciativa surgiu a partir da necessidade de desenvolver as habilidades naturais desses animais e para que não sofram de estresse.

Ficou interessado em ajudar ou conhece alguém que adoraria a ideia? É bem simples: para se tornar voluntário, o interessado precisa ir até a Av. Francisco Manoel, sem número, Jabaquara. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 as 17 horas.

Deve-se levar RG, CPF e comprovante de residência. E não esqueça: os cachorros estão contando com a sua presença, então nada de deixa-los na mão.

Os passeios ocorrem nas imediações do local e os animais são distribuídos aos voluntários de acordo com as características físicas de ambos.

Lysete Duarte atua como voluntária desde o ano passado. Ela encara o passeio com Sandy, vítima de espancamento, como uma terapia que faz bem para ambas.

“Sandy tem muito medo por causa dos maus-tratos que sofreu, mas, mesmo assim, me reconhece pelo cheiro, ver a felicidade dela e de outros cachorros é sempre muito gratificante para mim”, explica.

Para mais informações, ligue para o telefone (13) 3203-5075.