13/09/2018 Por Pra Falar de Filho Santos para crianças

O que fazer com crianças em Santos e região – de 14 a 16 de setembro

Mais um final de semana colando na área e tenho certeza que já tem muita mãe e pai se perguntando “O que tem pra fazer com a criançada nesse findi?”.

Como a tarefa de programar a diversão dos pequenos nesses dias de folguinha não é nada fácil, a gente te ajuda por aqui, e toda semana, traz uma agenda cheia de dicas com as atividades mais legais pro público infantil, feita pelo blog Pra Falar de Filho em parceria com o Juicy Santos.

www.juicysantos.com.br - o que fazer em santos para crianças

O que fazer com crianças em Santos: a gente conta!

Pra tirar a dúvida de quem não sabe o que fazer ou onde ir, fica o spoiler: vai rolar muita coisa por aqui pra molecada nos próximos dias!

Contação de histórias 

Ouvir uma história é tudo de bom, né? Exercitar a escuta e a imaginação são coisas fundamentais na infância, e pra quem curte uma boa história, nesse final de semana vão rolar várias opções por aqui.

Na sexta-feira, dia 14, às 9 e às 14 horas, acontece na Biblioteca Municipal de Cubatão a contação da história “Viagem literária”, com a Cia. Malas Portam. As ações pertencem ao Viagem Literária, programa estadual gerido pela SP Leituras com apoio da Prefeitura via Secretaria de Cultura. Há onze anos, a Cia. Malas Portam viaja recolhendo histórias, guardando-as em suas malas e dividindo-as com quem encontra pelo caminho.

Os integrantes se dedicam ao estudo das múltiplas linguagens artísticas, aplicadas nos espetáculos que realizam, unindo teatro, música, literatura, utilizando diversas malas que portam histórias. O grupo cênico já se apresentou em mais de cinquenta cidades brasileiras, participou de cinco festivais internacionais e têm vários livros publicados. A atividade é gratuita e aberta ao público, e a Biblioteca Municipal fica na Avenida Nove de Abril, 1977, em Cubatão.

No sábado, no Sesc Santos, também é dia de história pra criançada. Como atividade fixa do calendário do espaço, todo sábado, às 15 horas, tem contação de histórias na Biblioteca. A atividade é aberta ao público em geral, e acontece até dezembro, sempre aos sábados. Fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.

Também no sábado, às 15h30 horas, acontece a atividade Se esse jardim fosse meu… A história de um casarão branco, na Pinacoteca Benedicto Calixto. A tarde de contação de história apresenta o Casarão Branco a crianças e adultos de forma lúdica e significativa. Além da história, o evento conta também com brincadeiras e jogos musicais no jardim, e é aberto ao público. A Pinacoteca fica na Rua Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão.

Teatro

Semana passada a gente comentou por aqui sobre um festival de teatro que tá rolando, o Mirada – Festival Ibero Americano de Artes Cênicas. Dentro da programação do festival, vão acontecer, nesse final de semana, alguns espetáculos pro público infantil.

Na sexta, dia 14, às 18 horas, tem a peça O circo de Soleinildo, na Praça dos Expedicionários, no Guarujá. O espetáculo é apresentado pela Cia Operakata de Teatro. E mostra que, por detrás da aparente escassez das trupes mambembes, existe a riqueza de uma história que passa pela CommediaDell’Arte, pelos clowns de artistas de rua da Idade Média, por técnicas corporais e linguagens sofisticadas que influenciaram grandes criadores, desde Chaplin até Federico Fellini. Tem repeteco sábado, também às 18 horas, na Praça Tom Jobim (Biquinha), em São Vicente.

Também na agenda do Mirada, sábado, às 15 e às 17 horas, há o espetáculo teatral Euria (Lluvia) – Euria (Chuva), no Teatro Guarany. Apresentado pelo grupo Markeliñe (Espanha), a peça conta a história de um guarda-chuva quebrado que rememora uma tempestade que passou, e deixou o personagem mergulhado na tristeza pela morte de uma pessoa especial. Um dia, este personagem encontra outro guarda-chuva quebrado e decide consertá-lo. O espetáculo usa recursos da pantomima, dança e projeções para criar um caminho lúdico, dentro do universo infantil, de superação em momentos difíceis. Os ingressos custam de R$ 15 a 50, e o teatro fica na Praça dos Andradas, 100, no Centro.

Pra fechar as dicas de peças teatrais, nossa sugestão é a peça Berenices, que rola sábado, às 16 horas, no SESI Santos. O espetáculo apresentado pelo grupo Morpheus utiliza as linguagens do teatro de animação e das máscaras para narrar a saga da pequena Berenice e seu encontro consigo mesma e com o mundo. Diante da chegada de um irmão, a personagem inicia o aprendizado de perceber e lidar com seus pensamentos, sentimentos, medos, dificuldades e expectativa sobre os outros. Os ingressos deverão ser reservados antecipadamente pelo site http://www.sesisp.org.br/meu-sesi. O SESI Santos fica na Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Zona Noroeste.

Música

Atividades que envolvam a participação das crianças acompanhadas de seus pais ou responsáveis são ricas experiências pra infância. Na sexta, no Palácio das Artes, na Praia Grande, às 14 horas, tem a oficina Pares: Música para pais e filhos. A atividade é gratuita, para crianças a partir de seis anos (acompanhadas de seus responsáveis) e visa oferecer uma experiência musical interativa, possibilitando contato com a iniciação musical e estreitando os laços afetivos. As vagas são limitadas, e para participar é preciso se inscrever com antecedência no Núcleo Palácio das Artes, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Pros pequenos musicistas de plantão, a gente falou na semana passada e repete a dica: tá rolando nesse mês, no Sesc Santos, alguns cursos de musicalização gratuitos pra criançada. Sábado, dia 15, das 10 às 11 horas, tem a atividade Primeiras notas, para crianças de 5 a 8 anos. Já pros maiores de 9 anos, das 11 às 12 horas acontece o Projeto Musicando. Os cursos tem por objetivo desenvolver a musicalidade por meio de atividades lúdicas, propondo jogos, brincadeiras e montagem de grupos musicais utilizando Instrumental Orff (metalofones e xilofones) e pequena percussão. As vagas são limitadas.

Brincar lá fora

Domingo é dia de brincar lá fora, na Rua de Lazer. Das 8 às 13 horas, a avenida da praia, entre Ana Costa e Conselheiro Nébias, fica fechada pra circulação de carros e aberta pro público em geral, de crianças a adultos, pra aproveitar o espaço urbano andando de bicicleta, correndo, brincando e se divertindo muito.

www.juicysantos.com.br - passeios gratuitos com as crianças em santos

Pra quem gosta de uma programação mais zen, às 16 horas tem yoga kids, no Aquário de Santos. A atividade é destinada a crianças de 3 a 12 anos, e para participar é necessário levar toalha, canga ou tapetinho de espuma. A aula será ministrada por Evandro Osho e, em caso de fortes chuvas, não haverá a prática.

Gostou da agenda? Quer saber mais sobre os passeios e eventos que vão rolar em Santos e região pra criançada? Então é só acompanhar a programação completa do Pra Falar de Filho e ficar ligado na nossa fanpage.

Share Button